Pesquisas mostram que mulheres são mais empreendedoras que homens

Os levantamentos traçam perfil da atuação feminina

 

       Números divulgados pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), por meio de pesquisa feita em 2016, apontam que o empreendedorismo feminino subiu 2,8% em relação aos homens. Outro aspecto que se observa é que as mulheres ocupam 51,5% dos cargos de presidentes de empresas, enquanto os homens, na mesma condição, ficam com a fatia de 49,5%.

       O aumento do empreendedorismo feminino também foram detectados pesquisa “Empreendedoras e Seus Negócios”, da Rede Mulher Empreendedora (RME). No levantamento, feito entre agosto e setembro de 2017, foram ouvidas 800 mulheres. A pesquisa revela que a média de idade da mulher empreendedora é de 39 anos, mais da metade (55%) têm filhos, quase 80% possui ensino superior completo, sendo que 61% são casadas e 44% são chefes de família.

       Os dados levantados mostram que 39% das empreendedoras trabalham 9 horas ou mais por dia. Em média, dedicam 7,5 horas para o negócio, 2,8 horas para os filhos/família e 1,8 hora para lazer. Em relação aos negócios, 58% são ligados à prestação de serviços, 28% ao comércio, 28% à indústria, 9% a outras atividades (como agropecuária e instituição do terceiro setor), e 44% dos negócios foram iniciados há menos de 3 anos. Metade das empreendedoras conta com a ajuda de pelo menos uma pessoa e 17% das Microempreendedoras Individuais (MEIS) têm sócios.

       Entre o que as mulheres citam como maiores necessidades estão a organização do tempo, maior dedicação ao negócio, necessidade de contratar funcionários para alavancar o empreendimento, fazer networking e divulgar melhor seu projeto.

Por: Leonardo Pimentel
lpvieira@prefeitura.sp.gov.br

 Siga a SMTE nas redes sociais