Inscrições para cursos de Escrita Fiscal e Departamento Pessoal estão abertas no CAT Luz

Texto: Regina Ramalho

Começa nessa segunda-feira, dia 14, as inscrições para os cursos de Escrita Fiscal e Departamento Pessoal oferecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, em parceria com o Sescon- Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo, no CAT - Centro de Apoio ao Trabalho, unidade Luz (av. Prestes Maia, 913).

São 40 vagas e os cursos, gratuitos, são destinados a jovens de 16 a 18 anos, com ensino médio completo ou em curso e moradores da cidade de São Paulo. Os estudantes recebem material didático, auxílio transporte e lanche.

Durante o curso de Escrita Fiscal, os alunos aprendem sobre tributos diretos e indiretos, impostos, notas fiscais, regime de apuração do ICMS, fluxograma de escrita fiscal, crimes de sonegação fiscal, tipos de empresa, como planejar um orçamento, marketing pessoal, comunicação, redação empresarial e noções básicas de informática.

Os alunos do curso de Departamento Pessoal vão estudar contrato de trabalho para trabalhador doméstico, autônomo, estágio, empresas terceirizada e cooperativa. Além disso, haverá noções sobre declaração de dependentes, auxílio doença, salário família, imposto de renda, rendimento tributário, horas extras, aposentadoria e informática.

As aulas, com duração de 30 dias, acontecem de segunda a sexta-feira, a partir do dia 14 de março, no Centro Público de Formação Profissional, que fica na unidade do CAT Luz, Centro de São Paulo. Ao término, os formandos, com frequência igual ou superior a 85%, recebem certificado e os currículos dos estudantes são disponibilizados para possíveis empregadores no banco de dados do CAT- e também na Bolsa de Talentos, do Sescon-SP.