Lançado o edital para escolha da entidade que atuará no Programa Redenção

A cidade de São Paulo ganha novo modelo de geração de trabalho para pessoas que saíram do uso abusivo de substâncias psicoativas

 

       A Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE) publicou, no dia 23 de março, Edital de Chamamento Público para a escolha de entidade responsável pela capacitação profissional, dentro do Programa Redenção, que visa recuperar e reintegrar dependentes químicos, em situação de rua. As interessadas em atuar nesta frente têm 30 dias corridos, a partir da data da publicação, para apresentar propostas.

       A escolhida desenvolverá, em conjunto com a SMTE, uma metodologia para qualificar os beneficiários, que saíram do uso abusivo de substâncias químicas, de acordo com o seu perfil. Deste modo, a nova política de qualificação profissional para o trabalho estará focada nas aptidões e talentos, aumentando o engajamento e participação das pessoas. Assim, será mais fácil integrá-las ao mercado de trabalho.

       A nova política de trabalho e emprego do Programa Redenção prevê dar apoio a 500 beneficiários. Na primeira etapa, relacionada ao edital lançado, serão atendidas até 300 pessoas. Posteriormente, em parceria com o Ministério da Justiça, mais 200 vagas serão abertas.

       “O lançamento do edital marca o início de uma nova política de empregabilidade na cidade de São Paulo para essas pessoas”, afirma a secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso. “Essa ação deve gerar resultados como a autonomia e reinserção dos beneficiários. Também queremos que os atendidos tenham seus talentos desenvolvidos para o mercado de trabalho”, ressalta Aline Cardoso.

       Serão integrados à política de trabalho e emprego, os beneficiários avaliados previamente pelas secretarias municipais de Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social. O novo programa também fornecerá uma bolsa no valor de R$ 667 e prevê que o beneficiário cumpra 20 horas semanais de atividades.

       A secretária Aline Cardoso explica ainda que o auxilio a ser pago exigirá dos participantes o cumprimento de metas de desenvolvimento e de frequência. “As atividades serão divididas em quatro horas de desenvolvimento de competências socioemocionais e oito horas semanais de capacitação profissional. Somam-se às ações, oito horas/semana de atividades práticas em frentes de trabalho. Com isso acreditamos que haverá uma preparação para o mercado e uma nova postura comportamental”, esclarece.

       A SMTE fará o acompanhamento dos resultados alcançados durante o processo e a avaliação periódica do perfil dos beneficiários a cada seis meses. Posteriormente, haverá uma avaliação para a inserção no mercado e uma das opções será o Programa Trabalho Novo.

Confira o edital na íntegra: Clique aqui.

Por: Solange Borges

solpereira@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMTE nas redes sociais