Mais de 600 pessoas comparecem à 3ª Edição do ContrataSP Pessoa com Deficiência

Evento ofereceu vagas e serviços do CATe

 

       A Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE) realizou, nesta sexta-feira (23), a terceira edição do “Contrata SP Pessoa com Deficiência”, no bairro do Campo Limpo, zona sul da cidade. O evento é uma parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Durante a ação, foram disponibilizadas mais de 1.000 vagas de emprego, por meio de 56 contratantes, para PCDs e reabilitados do INSS.
Mais de 600 participantes utilizaram gratuitamente os serviços de intermediação de mão de obra, emissão de carteira de trabalho, formalização de MEI e confecção de currículo do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe).

       Entre as empresas participantes estavam Ikesaki, Fecomerciários, Rede Dor São Luiz, Serviço Social da Indústria (Sesi), Protege, Mc Donald’s, Max Service, Carrefour, Sonda e Besni. As oportunidades oferecidas eram para as mais diversas áreas de atuação como operador de telemarketing, operador de caixa, lojista, recepcionista, atendente de lanchonete, entre outras.

       Ícaro Rodrigues Grave, 28 anos, morador de Guarulhos, está desempregado há cinco meses, soube da ação por uma amiga e decidiu comparecer. “Eu já fiz uma pré-seleção e agora é só aguardar o contato para a entrevista. É importante que a pessoa com deficiência saiba que as empresas também estão abertas para elas”, declarou.

       Cassio Daniel de Andrade Francisco, 17 anos, estava em um busca do primeiro emprego e saiu do evento com o encaminhamento para uma entrevista. “Hoje, fui direcionado para a entrevista e estou completamente confiante de que vou conseguir essa vaga. Acho essa ação fundamental para que a pessoa com deficiência possa ter uma ocupação profissional e ajudar com o desenvolvimento da empresa que ela atua”, declarou.

       O “ContrataSP” integra o Programa de Inclusão Econômica (PRIEC), lançado pela Prefeitura de São Paulo em setembro de 2017, para inserir públicos vulneráveis no mercado de trabalho ou no empreendedorismo. O objetivo é aproximar profissionais com deficiência ou reabilitados do INSS das oportunidades existentes na região onde moram. Assim, o deslocamento da residência até a empresa se torna mais fácil e a qualidade de vida do trabalhador aumenta.

       Outras vagas são oferecidas nas 25 unidades do CATe. Para ser atendido, é necessário apresentar RG, CPF, carteira de trabalho e o número do PIS. Caso deseje emitir a carteira de trabalho, é preciso levar uma foto 3x4 recente. Já para quem ainda não tem o PIS, o documento será emitido na hora do atendimento.

Lei de cotas

       Empresas com mais de 100 funcionários devem reservar de 2% a 5% de suas vagas para as pessoas com deficiência, conforme determina a Lei de Cotas (8.213/91). Já o artigo 34 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) assegura o direito ao trabalho às pessoas com deficiência, em ambiente acessível e inclusivo, com as mesmas oportunidades oferecidas aos demais trabalhadores.

 Por: Damaris Rodrigues
damasouza@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMTE nas redes sociais