Guia sobre economia criativa conta com experiências da Adesampa

A publicação foi lançada com a participação de empreendedores de diversas regiões do país.

 

       A Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, representada pela secretária Aline Cardoso, participa nesta quinta-feira (22/03) do lançamento do Guia Brasil/UK Boas Práticas Compartilhadas em Economia Criativa. A publicação é uma parceria entre o British Council e o Sebrae Nacional, com a utilização de recursos do Newton Fund.

       As experiências na área da economia criativa da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa), que atua em cooperação com a SMTE, estão presentes no Guia Brasil/UK, assim como do Sebrae e cases de sucesso. Durante o evento, cerca de 50 empreendedores, que contam com suporte da Adesampa, acompanharam as atividades desenvolvidas ao longo do dia, como debates e troca de experiências.

       A secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, conta que a parceria entre a SMTE e o British Council já capacitou mais de 700 empreendedores na capital. “São ótimos os resultados já conquistados e pretendemos ampliar as ações. Nosso olhar está no desenvolvimento econômico da cidade e na revitalização do centro, que já atraiu alguns núcleos criativos como a Escola de Negócios”, ressalta.

       Aline Cardoso destaca ainda que para efetivar essas ações, a SMTE tem foco em três pilares principais: o desenvolvimento de talentos, apoio aos territórios vulneráveis e o estimulo às vocações da cidade. “Todo o esforço das equipes técnicas tem o objetivo de desenvolver projetos que gerem emprego e renda para a população em temas com potencialidade.

       A economia é dinâmica e exige de nós um trabalho no presente, mas antenados com o futuro. Estudos já mostram que 60% das crianças em atividade escolar, hoje, irão trabalhar em profissões que ainda não existem. Assim, precisamos pensar à frente e a economia criativa é uma área relevante para auxiliar nesse plano”, completa a secretária Aline Cardoso.      

       Para o diretor nacional do British Council, Martin Dowle, o lançamento da publicação resume o projeto de economia criativa organizado pela entidade. “É uma ação voltada ao desenvolvimento de habilidades, de técnicas e de gerenciamento em pequenos negócios de economia criativa, além de disseminar conhecimento.   

       Ainda ampliaremos nossa atuação com nova atuação nessa área. Serão investidos R$ 5 milhões para os próximos dois anos. O foco será nas cidades, em diálogos políticos sobre a temática e em territórios vulneráveis. Também vamos reforçar os elos entre os dois países e no empreendedorismo individual”, explica o diretor.

       Também participaram do lançamento do Guia Brasil/UK Boas Práticas Compartilhadas em Economia Criativa, a diretora do Sebrae Nacional, Ana Clevia Guerreiro Lima, a diretora da Adesampa, Thais Piffer, o gerente do Fundo Newton, Diego Arruda, o professor da Loughborough University, Mikko Koriam, entre outros convidados.

Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMTE nas redes sociais