Mesmo com mais estudo e trabalhando mais, mulheres ganham menos que os homens

Mulheres recebem 25% menos que os homens desempenhando a mesma função

       Dados divulgados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que as mulheres, sendo a maioria da população formada, ganham 25% menos que os homens, desempenhando a mesma função.

       Tendo como base pessoas de 25 anos ou mais de idade, com ensino superior completo em 2016, os homens somavam 20,7%, enquanto as mulheres lideravam com 23,5%. Quando os dados são comparados com homens e mulheres de cor preta ou parda, os números diminuem ainda mais: 7% entre os homens e 10,4% entre mulheres. Entre os 25 e 44 anos de idade, 15,6% dos homens tinham completado a graduação, perdendo para 21,5% das mulheres com formação superior na mesma faixa etária.

       Outro ponto a ser lembrado é que as mulheres dedicam muito mais tempo a afazeres domésticos e não ganham a mais por isso. Em 2016, as mulheres dedicavam, cerca de 18 horas semanais a cuidados de pessoas ou serviços de casa, enquanto os homens dedicavam 10,5 horas por semana, uma diferença de 73%.
Três pesquisas foram utilizadas para o levantamento do IBGE, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).

Por: Leonardo Pimentel
leopvieira@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMTE nas redes sociais