Programa de aceleração seleciona até 300 startups para mentoria e capacitação

Iniciativa gratuita prepara novas empresas para o mercado

 

     O programa de aceleração InovAtiva Brasil está com inscrições abertas para selecionar até 300 startups, que receberão capacitação necessária para receber investimentos privados. A iniciativa oferece mentoria e capacitação gratuita para empreendedores alavancarem seus negócios. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de março neste endereço: www.inovativabrasil.com.br/plataforma/desafio/21.

       Serão selecionados projetos com modelos de negócios inovadores de qualquer setor da economia, sem participação no capital social em troca da aceleração. Para participar, as empresas nascentes devem ter faturamento anual máximo de R$ 4,8 milhões.

       Em abril, serão divulgadas as startups escolhidas para a etapa desenvolvimento, quando será utilizada a InovAtiva Academy, plataforma de ensino a distância para capacitação dos empreendedores. Nessa fase, os empreendedores recebem mentorias coletivas e individuais com executivos de companhias como Embraer, Oracle e Samsung.
A etapa seguinte terá até 100 startups selecionadas para participar do Bootcamp, um final de semana em São Paulo que inclui apresentação de pitch para investidores.

       Por fim, serão definidas as empresas nascentes credenciadas para a fase de mercado, que ocorre até o início de 2019 e vai proporcionar aos empreendedores a participação em eventos para conexão com grandes empresas e potenciais investidores.

       O programa InovAtiva Brasil é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundação CERTI.

Vai Tec  

      Uma outra iniciativa, que promove capacitação de empresas nascentes, é o Programa Vai Tec (Valorização de Iniciativas Tecnológicas). Empreendedores jovens de baixa renda das regiões periféricas da cidade de São Paulo recebem ajuda para transformarem ideias inovadoras em negócios tecnológicos sustentáveis com apoio financeiro de 32 mil reais para os 24 projetos.

       O programa é uma iniciativa da ADESAMPA (Agência São Paulo de Desenvolvimento), que opera em colaboração com a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE). A próxima etapa do Vai Tec será a de Ideação, que contará com oficinas para fomentar o desenvolvimento de ideias de negócios, a colaboração entre empreendedores e a formação de equipes. Para mais informações, acesse www.vaitec.com.br.

Por: Rodrigo Melo
rodrigomelo@prefeitura.sp.gov.br
 

Siga a SMTE nas redes sociais