Empresas têm suporte gratuito para fazer processo seletivo no CATe

   

      O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, reconhecido pela atuação junto aos candidatos que buscam vaga de emprego, também tem relacionamento com as empresas, por meio da Central de Captação de Vagas. Atualmente, mais de 16 mil empregadores contam com a equipe técnica do CATe para a escolha de novos trabalhadores em seus quadros.

      Para a secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, os serviços prestados pelo CATe são imprescindíveis para a capital paulista. “Hoje, temos um número expressivo de empresas cadastradas no CATe, mas nosso objetivo é aumentar ainda mais esse total.”, afirma a secretaria de Trabalho e Empreendedorismo. “O importante é darmos o respaldo para que trabalhador e empregador consigam se encontrar de maneira correta e rápida. E é o que oferecemos hoje aos envolvidos no processo”, lembra Aline Cardoso.

      Totalmente gratuito, o serviço ofertado às empresas é ágil e sem burocracia, bastando ter o CNPJ válido. O CATe possui profissionais na área de recursos humanos para auxiliar o recrutamento das empresas. Somente na Central de Captação de Vagas, são 24 funcionários para facilitar o contato entre candidato e empregador. Ainda há estrutura física nas cinco regiões de São Paulo, com salas que comportam de 15 a 60 pessoas para seleção, treinamento, palestras, entre outros.

      “Disponibilizar esses locais, auxilia tanto empresas que não possuem espaços para essa atividade, quanto os grandes grupos que precisam fazer processos com várias etapas e não podem dispor de salas próprias para essa finalidade”, explica a coordenadora de Trabalho da SMTE, Ana Paula Rodrigues.

      Outro aspecto relevante para o empregador é o banco de dados administrado pelo Centro. Nele, estão mais de 1,5 milhão de currículos de trabalhadores com perfis variados entre operacional, técnico e de gerência.

      As áreas de RH das empresas encontram no CATe o apoio na convocação, recrutamento e seleção de pessoas, suporte técnico dos selecionadores, visitas pré-agendadas, oficinas. Também há orientação sobre acessibilidade: Lei de Cotas, Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, egressos, refugiados e contratação de jovens aprendizes.

       O CATe recebe vagas de empresas de qualquer segmento, porte ou cidade. O atendimento é presencial, em uma das 25 unidades na capital. Também pode ser feito pelo telefone 11-3397-1507 ou email: solicitacaodevagas@prefeitura.sp.gov.br.

Serviços - O CATe, além de promover a inserção do trabalhador no mercado de trabalho, faz a emissão da carteira de trabalho, habilita o seguro-desemprego e formalização do Microempreendedor Individual (MEI). A população ainda pode consultar os técnicos nas áreas trabalhista, previdenciária e para empregados domésticos.

Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMTE nas redes sociais