Ministério da Cultura lança curso para capacitar empreendedores na área de games

Aulas são gratuitas e estão disponíveis na modalidade EAD

       

       Com objetivo de apresentar o mercado de jogos eletrônicos no país e capacitar empreendedores para atuar na área, o curso “O setor de games no Brasil: panorama, carreiras e oportunidades” foi lançado nesta quarta-feira (31). A iniciativa é promovida pelo Ministério da Cultura, em conjunto com a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) e o Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NECCULT-UFRGS).

       A atividade é gratuita e está disponível na modalidade de educação a distância (EAD), por meio da plataforma Lúmina, da UFRGS. Os alunos contarão com material de apoio e certificado de conclusão das aulas. As aulas podem ser feitas tanto por iniciantes quanto por pessoas que já têm conhecimentos sobre o mercado de games.

       Com cinco aulas e 30 horas de duração, o curso apresenta uma análise inicial do setor, sua importância na economia criativa, nas estruturas das desenvolvedoras independentes e na articulação de comunidades. Além disso, aborda as experiências dos profissionais que construíram uma carreira no área de jogos no Brasil. O foco é mostrar as possibilidades de atuação dentro do mercado de games, como roteirista, programador, designer, entre outros. As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link.

       A partir de fevereiro, outros dois cursos vão completar a série de formações: “Dicas e desafios para empreendedores” e “Internacionalização no setor de games”

O setor de games no Brasil

       Em 2017, o faturamento da área de jogos eletrônicos no país foi de R$ 1,3 bilhão, de acordo com pesquisa feita por MinC, BNDES, Abragames e BIG Festival. A maioria das empresas do setor ficam nas regiões Sudeste e Sul (78%) e São Paulo concentra a maioria dos desenvolvedores de games. A metade dos empreendimentos já passou de três anos de funcionamento e mais de 70% têm até cinco colaboradores.

Para acessar o curso, clique aqui.

Por: Rodrigo Melo
rodrigomelo@prefeitura.sp.gov.br

 

Siga a SMTE nas redes sociais