MEIs poderão abrir e fechar contas bancárias por meios eletrônicos

 
       

       Os microempreendedores individuais passam a contar com mais uma facilidade no dia a dia dos negócios. Agora, com a nova resolução aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), os MEIs podem abrir e encerrar contas bancárias por meios eletrônicos, como aplicativos de celular. Antes, o serviço era reservado somente às pessoas físicas.

       A medida já está em vigor, porém depende de cada banco disponibilizar a abertura de conta por este canal. A mudança, segundo o CMN, “representa um novo avanço, seguro e gradual, no processo de digitalização dos serviços financeiros ofertados pelas instituições financeiras”.

       O recurso, junto com outros facilitadores, cria condições mais propícias ao desenvolvimento das atividades dos MEIs. De acordo com o Banco Central, o procedimento para abertura de conta por meio de aplicativos de smartphones será o mesmo realizado de forma presencial, permanecendo a apresentação dos documentos previstos na legislação.

       Na capital paulista, os microempreendedores individuais podem buscar suporte no Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) para formalização do negócio e outras orientações para aprimoramento da atividade. Somente até novembro do ano passado, 5.626 novos MEIs foram formalizados pelos técnicos da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo.

Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMTE nas redes sociais