Febre amarela: Saiba mais sobre a doença e a vacinação

Saiba mais sobre a doença e se você precisa se vacinar

 

 

 

 

     A Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA) informou que não há transmissão de febre amarela no município de São Paulo, havendo apenas mortes de macacos infectados, e é de extrema importância lembrar que o animal não transmite a doença para humanos, eles são apenas vitimas da doença e não repassam ao homem.


    Todos os casos relatados atualmente no Brasil são de febre amarela silvestre, que é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, encontrados em lugares de mata e na beira dos rios. Já a febre amarela urbana não existe no Brasil desde 1942 e é transmitida quando o mosquito Aedes aegypti, pica uma pessoa doente e depois pica outra pessoa susceptível, transmitindo a doença. Exatamente como a dengue, zika e chikungunya.


Vacina


    O Estado de São Paulo anunciou na quinta-feira (18), a antecipação da vacinação para o dia 25 de janeiro. O Ministério da Saúde informou que as vacinas fracionadas já foram enviadas ao Estado. A campanha de antecipação tem duração de 24 dias, como objetivo imunizar 8,3 milhões de pessoas. Nos dias 3 e 17 de fevereiro os postos deverão operar em programação especial para intensificar a imunização. 

    Na Zona Leste os locais que receberão a ação: Cidade Líder, Cidade Tiradentes, Guaianases, Iguatemi, José Bonifácio, Parque do Carmo, São Mateus e São Rafael.
Na Zona Sul será vacinado as pessoas que moram ou trabalham em Capão Redondo, Cidade Dutra, Grajaú, Jardim São Luis, Pedreira, Socorro e Vila Andrade.

    As áreas com recomendação de vacina em São Paulo são: Anhanguera, Brasilândia, Cachoeirinha, Jaraguá, Mandaqui, Parelheiros e Tremembé. E até o momento foram aplicadas 447.982 vacinas até terça-feira (16).
Lembrando que não houve confirmação da doença nesses locais, mas é importante considerar a vacinação, pois são zonas com proximidade em corredores ecológicos e risco de exposição à doença.

    É importante ressaltar a vacina não pode ser tomada por gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e pessoas imunodeprimidas, Em caso de dúvida, é importante consultar o médico.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam apenas uma dose da vacina para prevenção contra a febre amarela. O fracionamento da dose tem a mesma eficácia da dose padrão da vacina, e vale por no mínimo oito anos.

    A SMS reforça que, para aqueles que não moram ou não trabalham em regiões com recomendação de vacinação, a orientação é procurar as unidades de referência apenas em casos de viagem para áreas de risco. Não há nenhum caso humano de febre amarela silvestre ou urbana confirmado adquirida no município de São Paulo.

Você encontra os endereços dos postos de vacinação da campanha nas zonas Norte, Sul e Oeste aqui

Sintomas da doença


    Os sintomas aparecem de 3 a 6 dias após a picada do mosquito transmissor infectado, mas podem levar até 15 dias para ocorrerem:

  • • febre de início súbito, calafrios;
  • • dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral;
  • • náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza;
  • • icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos);
  • • Hemorragia.

   Importante: Desde 1942, não é registrado casos de febre amarela urbana no Brasil. Mas para que a doença continue longe da população, é fundamental reforçar o combate ao mosquito, que também transmite dengue, chikungunya e zika vírus. A população pode ajudar, eliminando os locais que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito. 

                                                                                                                        Por:Arhiam Silva 

       arhiamsilva@prefeitura.sp.gov.br

 

Siga a SMTE nas redes sociais