Secretária Aline Cardoso recebe premio da Revista Ideia da Sul

Ato teve como objetivo enaltecer a atuação da pasta nas ações que envolvem o Mercado Municipal local

   

      A Revista Ideia da Sul premiou, nesta segunda-feira (15), diversas autoridades e figuras que contribuíram com o desenvolvimento de Santo Amaro, no ano passado. O evento marcou as comemorações dos 466 anos do bairro. A secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, foi homenageada por sua atuação e empenho na reabertura do Mercado Municipal de Santo Amaro, depois de pegar fogo.

      O Mercado de Santo Amaro, localizado na zona sul da cidade, foi atingido por um incêndio no dia 25 de setembro do ano passado. No dia 10 de outubro, a SMTE inaugurou uma tenda provisória para abrigar 20 comerciantes que foram afetados pela tragédia.

      Durante a celebração, a secretária Aline Cardoso destacou a importância do Mercado e da união dos moradores para a realização do trabalho em conjunto. “Quero parabenizar Santo Amaro pelo aniversário de 466 anos, um bairro tão importante para São Paulo, tanto do ponto de vista cultural como economicamente. Assim como eu, que não nasci aqui, lá fora existe 12 milhões de paulistanos que também não nasceram em Santo Amaro, mas adoram esse lugar. Aquele dia 25 de setembro era pra ser um dia normal, não era pra ser tão forte, mas foi. Por isso, só agradeço aos santamarenses por terem acolhido tão bem uma pessoa que não é daqui, mas que ama Santo Amaro”, declarou.

      O prêmio foi entregue à secretária pela presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Municipal de Santo Amaro (APEMSA), Fátima Habimorad. “É um orgulho enorme poder entregar esse prêmio. Nós nos unimos em uma tragédia, que nos colocou no mesmo caminho e no mesmo destino. Sou filha de um comerciante santamarense e tenho muito orgulho de ter nascido aqui. Gosto muito do trabalho e coerência da Aline”.

      Também foram homenageados a coordenadora do Teatro Paulo Eiró, Monalisa Vasconcelos, o Prefeito Regional de Santo Amaro, Roberto Arantes, o Coordenador Regional da Saúde, Marco Antonio Carvalho de Lima, Mais Shopping, Banco Sicredi Santo Amaro, Associação Empresarial de Santo Amaro (AESAS), Galeria Borba Gato, Senac Largo Treze, OAB Subseção Santo Amaro e o Centro Lar da Paz.

História

      O local, que já foi vilarejo, freguesia, vila e munícipio, tornou-se bairro em 1935. Alguns resquícios do passado ainda fazem parte do cotidiano dos moradores, como as casas de pau a pique, telhados com telhas feitas nas coxas dos escravos, sotaque, na botina amarela do barro ou no couro da sua confecção.

    Já foi também um munícipio agrícola, e deixou resquícios disso até hoje em regiões mais afastadas da zona sul como Parelheiros, Colônia, Marsilac e Cipó. Em 1897 começou a história do Mercado Municipal de Santo Amaro, quando foi inaugurado o antigo prédio, no número 434 da Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes.

      Assumindo um papel fundamental no abastecimento da capital, o local funcionou até 1958, quando foi então transferido para o atual endereço, na esquina das ruas Padre José de Anchieta e Ministro Roberto Cardoso Alves.

      No início, vendia apenas produtos por atacado e começou a trabalhar com vendas no varejo a partir de 1961 atendendo, além de Santo Amaro, os bairros de Indianópolis, Vila Mariana, Bosque da Saúde, Jabaquara, Cidade Ademar e Cidade Dutra, entre outros. Hoje, com mais de 25 boxes, oferece uma enorme variedade de produtos e serviços.

Por: Damaris Rodrigues
damasouza@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMTE nas redes sociais