Adesampa realiza segundo encontro inspirador na zona sul da cidade

Atividade reuniu mais de 20 jovens interessados em começar o negócio próprio

Por: Damaris Rodrigues

A segunda edição dos encontros inspiradores do Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas (Vai Tec) ocorreu ontem, 14, no Projeto Arrastão, zona sul da capital. A ação tem o objetivo quer incentivar jovens com ideias inovadoras a participarem do programa e desenvolver projetos que colaborem com o desenvolvimento da cidade.

Durante o encontro, a secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo destacou a importância de ações empreendedoras voltadas às comunidades e regiões mais afastadas. “É preciso apoiar jovens da periferia a entrar no mundo da inovação e da tecnologia. Afinal, essas são vocações do mundo moderno e os caminhos onde há mais possibilidade de gerar renda e criar alternativas lúdicas. Esse é o melhor caminho e felizmente atualmente tenho a oportunidade de usar a força de uma política pública para isso”, declarou Aline Cardoso.

Na ocasião, os empreendedores Luís Coelho e Jennifer Rodrigues, do “Empreende Aí”, Arthur Gandra, do “Jovens Hackers”, Thaís Siqueira e Flávinha Lopes, do “Desenrola e Não Me Enrola”, falaram sobre suas experiências com empreendedorismo nas periferias. Todos os palestrantes foram ganhadores de edições anteriores do Vai Tec.

Luís Coelho contou sua trajetória até a criação da própria empresa, além de destacar a importância de capacitação empreendedora. “Antes de criar minha empresa, eu não entendia muito bem quando as pessoas falavam sobre empreendedorismo. A falta de informação me deixou tão angustiado que a partir daí eu decidi fazer diferente. Falar sobre empreendedorismo para pessoas que não sabem o que isso significa é muito difícil. Por isso a formação e a orientação são pontos fundamentais”, relatou.

O Vai Tec é um programa da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa) que visa apoiar e subsidiar iniciativas e empreendedores que contribuam com o desenvolvimento econômico local. Em sua 3ª edição, o processo de seleção é mais aberto e inclusivo, permitindo que mais candidatos participem de mentorias e capacitações. Ao término do período de seleção, serão escolhidos vinte e quatro projetos, que ingressarão no programa de pré-aceleração, com duração de seis meses. Esses projetos receberão formação, capacitação e mentorias e um aporte financeiro de R$ 32.000,00 por projeto.

Todos os eventos são abertos e gratuitos e as inscrições devem ser feitas pelo site do Vai Tec: www.vaitec.com.br

Siga a SMTE nas redes sociais