“Happy do Bem” reúne empresários interessados em participar do Programa Trabalho Novo

O encontro discutiu a geração de emprego para pessoas em situação de rua

Por: Rodrigo Melo

Quinze empresários de vários ramos de negócio interessados em participar do Programa Trabalho Novo, da Prefeitura de São Paulo, estiveram no encontro “Happy do Bem”, realizado nesta terça-feira. Durante o encontro, houve troca de experiências sobre a geração de emprego para pessoas em situação de rua, que é o foco do Programa Trabalho Novo. Os participantes presentes puderam tirar diversas dúvidas e foram estimulados a participar da iniciativa.

O Programa Trabalho Novo busca inserir pessoas em situação de rua no mercado de trabalho a partir de uma mudança de vida e do resgate da cidadania. Até o momento, a iniciativa já empregou cerca de 1.500 pessoas e tem taxa de retenção de 90% dos profissionais contratados. Ao todo, mais de 70 empresas solidárias já participam do projeto.

“O Trabalho Novo é revolucionário, um exemplo de política pública em nível mundial”, revela a secretária Aline Cardoso. Ela explica que o programa é constantemente aprimorado para ser cada vez mais eficiente. “O que já era bom está evoluindo. Tem sido um grande aprendizado e motivo de orgulho para a SMTE participar de uma ação estruturante que atende um grande contingente de pessoas”.

Os contratados pelo programa já são atendidos nos centros de acolhimento da Prefeitura e passam por uma capacitação socioemocional para assumir os postos de trabalho. A iniciativa é realizada por meio das secretarias municipais de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de Investimento Social (SEIS), em parceria com a ONG Rede Cidadã, especialista em geração de oportunidades de trabalho para cidadãos vulneráveis socialmente.

Fundador e Diretor Executivo da ONG Rede Cidadã, Fernando Alves destacou o papel da SMTE no aperfeiçoamento do Programa Trabalho Novo. “Aumentamos a duração do treinamento que melhora o coeficiente emocional das pessoas em situação de rua de 40 horas para 60 horas. Além disso, melhoramos o processo de triagem para entrada na iniciativa e a capacidade de acompanhamento dos participantes”, explica.

Ronald Aguiar, proprietário da rede de restaurantes Coco Bambu, contou aos presentes sobre a sua experiência bem-sucedida com o Programa Trabalho Novo. “Vale a pena por diversos aspectos. É uma iniciativa sustentável e que faz a diferença no aspecto social. Os funcionários contratados têm desempenhado muito bem as suas funções, estão felizes e a repercussão interna e externa têm sido bastante positiva”, conta.

Siga a SMTE nas redes sociais