Prefeitura assina acordo para iniciar implementação do projeto Ligue os Pontos

Iniciativas relacionadas à produção da agricultura familiar e fazem parte do programa

Por: Rodrigo Melo

A Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo participou, nesta terça-feira (21), da cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação com a Bloomberg Philantropies, que vai garantir o início da implementação do Projeto Ligue os Pontos. O objetivo do programa é conectar os produtores de alimentos da agricultura familiar na Zona Sul de São Paulo aos potenciais consumidores, evitando que essas áreas cultiváveis sejam tomadas pela urbanização informal e coloquem em risco a segurança hídrica da cidade. A cerimônia contou com a participação do Prefeito de São Paulo, João Dória.

O Ligue os Pontos ampliará o acesso dos moradores de São Paulo a alimentos de qualidade, como prevê o programa Alimento Saudável, lançado na semana passada e que, com ações de várias pastas municipais, implementará uma política de segurança alimentar e combate ao desperdício de alimentos.

Durante o evento, a secretária de Trabalho e Empreendedorismo destacou o empenho da SMTE em apoiar e participar da iniciativa, tendo como base os programas de Segurança Alimentar e Nutricional e de Incentivo e Fomento à Agricultura Paulistana, desenvolvidos pela pasta. A oferta de orgânicos na cidade também será um dos focos das atividades.

Aline Cardoso também ressaltou a interdisciplinaridade do projeto e as realizações da pasta em cursos oferecidos para os agricultores. “A ideia é capacitar os agricultores para que eles se mantenham de pé e consigam gerir seus negócios de modo estruturado, como empreendedores sustentáveis e rentáveis”, afirmou a secretária.


Benefícios do projeto

O projeto do Ligue os Pontos foi o vencedor do concurso “Mayors Challenge 2016” (Desafio dos Prefeitos), promovido pela Bloomberg Philantropies para a América Latina e Caribe, e vai receber um prêmio de US$ 5 milhões para sua implementação ao longo de três anos.

O Ligue os Pontos atuará com iniciativas relacionadas à produção de alimentos pela agricultura familiar da Zona Sul da cidade, ao uso do solo na região e à condição de vulnerabilidade social dos habitantes da zona rural, que conta atualmente com 300 unidades produtivas. Algumas delas já estão convertidas ou em processo de conversão para a produção orgânica e, com orientação adequada, poderão incrementar as áreas de plantio associadas à recuperação e à preservação de nascentes de água e de mata atlântica.

Desta forma, as ações do projeto vão apresentar impactos sociais diretos e indiretos. Serão diretamente impactados 400 agricultores que residem na Zona Sul, assim como um número significativo de jovens de Parelheiros, que poderão ser absorvidos por novas oportunidades de emprego.

De maneira indireta, os 40 mil moradores da zona rural serão impactados pela possibilidade de que as ações do projeto, combinadas com outras políticas públicas municipais e estaduais, possam conter o avanço da urbanização em área de proteção aos mananciais.

Ações do previstas

Fortalecimento dos moradores: assistência técnica e capacitação dos agricultores com cursos, através de uma equipe multidisciplinar, com destaque para os profissionais da área agronômica, que irão reforçar o trabalho já realizado pela Prefeitura;

Cadeia de valor da agricultura local: Articulação de negócios através de cooperativas e do uso de aplicações tecnológicas. Prevê também a inclusão produtiva dos jovens de Parelheiros;

Dados e evidências: Consolidar um sistema de informações sobre a área rural de São Paulo, por meio da atualização e análise de dados, além de promover a transparência das ações públicas.

Siga a SMTE nas redes sociais