Microempreendedor tem até amanhã para entregar declarações anuais pendentes

MEIs que não regularizarem documentos terão inscrição cancelada pela Receita Federal

Por Danilo Guerra

Os microempreendedores individuais têm até amanhã, 21, para entregar as Declarações Anuais do Simples Nacional (SIMEI), dos anos de 2015 e 2016. Caso o MEI não entregue os documentos, terá sua inscrição cancelada pela Receita Federal. A Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), por meio das unidades CATe, oferece orientação gratuita para quem deseja tirar dúvidas sobre o assunto.

Também serão canceladas as inscrições de quem ainda não efetuou pagamento durante o mesmo período (até 2016), conforme resoluções estabelecidas pelo Comitê responsável (CGSIM). Após a data limite, o CNPJ dos microempreendedores individuais será cancelado de modo definitivo e as pendências passarão, automaticamente, para o CPF do titular.

A Receita Federal calcula que mais de 1,4 milhões de MEIs se enquadram no perfil de inadimplência ou estão com documentos pendentes para entrega. Caso a inscrição seja cancelada e o microempreendedor deseje continuar atuando, será necessária a abertura de um novo CNPJ.

O envio das declarações deve ser feito pelo site oficial do Simples Nacional. Para acessar, clique aqui. O Microempreendedor Individual também poderá parcelar seus débitos por meio do site da própria receita (https://goo.gl/5KXgG2). A listagem de inscrições canceladas estará disponível a partir de 23 de novembro, no site do Portal do Empreendedor (https://goo.gl/pC27z4).

Siga a SMTE nas redes sociais