Prefeitura lança Programa Alimento Saudável nas escolas com produtos da agricultura familiar

A secretária de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, esteve no lançamento nesta quinta-feira (16)

A secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, participou nesta quinta-feira (16) do lançamento do programa Alimento Saudável. A medida amplia a compra de produtos da agricultura familiar e de orgânicos para a merenda escolar da rede municipal de ensino. Além disso, foram anunciadas a criação do aplicativo Prato Aberto e a implantação de mais 200 hortas pedagógicas em escolas.

Também estiveram presentes na cerimônia o Prefeito João Dória e o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider.

Em seu discurso, a secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo destacou os avanços obtidos pela coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional este ano. “O tema é compartilhado por sete pastas que também debatem essa política horizontal na Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Temos conseguido bons resultados, principalmente, no combate ao desperdício de alimentos, com o Programa de Hortas Urbanas. Também aumentamos o apoio aos mais de 400 agricultores familiares, que atuam nas regiões sul e leste da capital, além da reforma do Banco de Alimentos”, ressaltou Aline Cardoso.

O Prefeito de São Paulo enfatizou o novo cardápio que a rede de ensino passará a contar com o programa, contando com produtos orgânicos e in natura. “São frutas, verduras, hortaliças, sucos e grãos que, a partir de agora, fazem parte da merenda escolar na cidade de São Paulo. Nosso objetivo é fornecer alimento saudável para todos”, afirmou João Dória.

Medida - O programa Alimento Saudável é um guarda-chuva que integra as diversas ações da administração municipal que buscam aumentar a oferta de alimentos de qualidade à população. Por meio desse programa, a Prefeitura implementará sua política de segurança alimentar e combate ao desperdício de alimentos. Há ações ainda nas secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos e Cidadania. Na alimentação escolar, o objetivo é ampliar a qualidade, o que vem sendo feito com a redução de alimentos processados e ampliação de produtos in natura, inclusive orgânicos e de produtores familiares.

Em 2017, foram comprados arroz, fubá, suco de uva, carne suína e iogurte oriundos de agricultura familiar. Até o fim do ano, ainda serão compradas frutas e polpa de frutas. Desde o início da gestão, foram abertas 14 chamadas para a compra de produtos da agricultura familiar e outras quatro estão previstas, superando as 14 publicadas em todo o ano passado.
Uma destas chamadas é inédita: para a compra de verduras e hortaliças da agricultura familiar de São Paulo, produzidas em São Mateus e Parelheiros. Inicialmente, serão atendidas unidades de 12 Diretorias Regionais de Educação. O custo estimado será de R$ 377 mil em dois meses.
 

Siga a SMTE nas redes sociais