Reunião com permissionários dos mercados e sacolões passa a ser periódica com a SMTE

Por Solange Borges

A secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, esteve hoje, 9, no Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, em reunião com permissionários, associações e administradores dos mercados e sacolões. Na oportunidade, os comerciantes, que passarão a ter encontros periódicos com a Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional da SMTE, tomaram conhecimento das ações da secretaria, nos temas de interesse do grupo.

De acordo com a secretária, os encontros servirão para alinhar os trabalhos que visam discutir as demandas dos permissionários e, também buscar, em conjunto, o melhor atendimento aos consumidores. “É uma oportunidade de troca de experiência de boas práticas, conhecer soluções que podem ser multiplicadas, além de contar com especialistas convidados para orientações”.

Durante a reunião, Aline falou também sobre o projeto piloto para evitar o desperdício de alimentos nos mercados desenvolvido, inicialmente, no Mercado Kinjo Yamato, na região central. “Além de ser uma das metas da secretaria, é um desafio pessoal encontrar caminhos para evitar o desperdício de alimentos. Ainda estamos estruturando essa ação para que atinja todos os mercados, mas começamos no Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro, a arrecadação de alimentos em condições de consumo, mas que seriam descartados por não estarem apropriados para a comercialização”, destaca.

Foram coletados 2,5 toneladas em 14 dias de campanha em um único mercado municipal.

Os participantes puderam ainda contar com apresentações sobre acessibilidade, segurança e ações que envolvem a Defesa Civil, em uma ação intersecretarial com Segurança Urbana e da Pessoa com Deficiência.

Veja mais fotos em nosso álbum no Flickr: https://goo.gl/2iPYqr

Siga a SMTE nas redes sociais