Câmara recebe especialistas do IPT na Semana de Ciência, Tecnologia, Inovação

Por Solange Borges 

A Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação reuniu hoje, 27, na Câmara Municipal de São Paulo, especialistas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para debater o tema “A tecnologia ajudando a criar cidades saudáveis, sustentáveis e resilientes”. Integrante da programação que começou na última segunda, 23, o encontro apontou alguns caminhos para que as cidades possam avançar fazendo uso das tecnologias.

Para a secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, a semana proporcionou debates importantes e abriram possibilidades de ações conjuntas entre a academia e o setor privado na busca de soluções para os problemas da cidade. “São Paulo é um polo tecnológico que pode ser aprimorado com a união de todos. Sabemos que muitos assuntos do meio cientifico e tecnológico ainda não são tão disseminados nos meios políticos, mas temos a oportunidade de levar a temática para que os legisladores atuem mais nessa área e o executivo, certamente, apoiará ações nessa linha”, afirmou a titular da pasta, que também é vereadora, atualmente licenciada.

Na oportunidade, o palestrante e pesquisador do Centro de Tecnologias Geoambientais do IPT, Agostinho Tadashi Ogura, destacou a importância do planejamento das cidades. “Para haver melhor investimento e atrair parceiros, as cidades precisam descobrir o que querem ser nas próximas décadas. Isso requer um planejamento amplo, envolvendo muitas áreas. Investir nas vocações facilita esse caminho e é importante, até mesmo para desenvolver uma identidade cultural atrelada à cidade", afirmou.

O empreendedorismo também teve espaço na Semana de Ciência, com a abordagem feita pela também pesquisadora do Núcleo de Atendimento à Micro e Pequena Empresa do IPT, Mari Tomita Katayama, mostrando os serviços que o instituto oferece. “Não basta ter uma ideia, para viabiliza-la, muitas vezes, o empreendedor necessita se adequar a diversas normas técnicas para ganhar mercado. Temos como auxiliar com diversos recursos possibilitados pelos laboratórios do IPT. Já são diversos casos atendidos, que se concretizaram em negócios promissores até abrindo portas no exterior para esses empresários”, destaca.
O evento contou ainda com as presenças do presidente do IPT, Fernando Landgraf, da conselheira do CMCT&I, Ros Mari Zenha, entre outras autoridades.
Veja mais fotos neste link:  http://bit.ly/2hg2j1q

Siga a SMTE nas redes sociais