Astronauta brasileiro abre a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

A secretária Aline Cardoso esteve na cerimônia de abertura, no Museu Catavento, e enalteceu a importância das ações

Por Solange Borges

Foi aberta hoje, 23, a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, no Museu Catavento, na região central, com a presença do astronauta brasileiro, Marcos Pontes, que fez uma palestra sobre a sua trajetória profissional. O evento, que tem como tema “A matemática está em tudo”, ocorre em conjunto com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Para a secretária de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, que também preside o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCT&I), a semana tem grande importância por trazer ao debate as questões que também são importantes para a pasta a qual administra. “Apostar na inovação e na tecnologia está nos planos desta gestão para ampliar as oportunidades de negócios e de emprego. Ainda há áreas carentes de profissionais qualificados e sabemos que um dos caminhos é montar estratégias nesse segmento para ampliar a produtividade e sustentabilidade das empresas”, ressalta.

O conselheiro do CMCT&I e professor da USP, Antonio Mauro Saraiva, afirmou que São Paulo ainda se sobressai no cenário nacional pelo significativo número de parques dedicados à pesquisa da ciência e tecnologia. “Esse encontro é uma oportunidade de disseminar o conhecimento e instigar nos jovens o gosto por essa área, que tem importância, pois dela são desenvolvidos os recursos para todos os demais meios como saúde, transporte, entre outros”.

Incentivo - Com uma plateia também formada por crianças da escola municipal Celso Leite Ribeiro Filho, Pontes, buscou incentivar a todos a não desistirem dos sonhos e se dedicarem aos estudos. “Quando eu era criança, em Bauru (interior de São Paulo), sempre ouvi que não conseguiria realizar o sonho de fazer parte da aeronáutica, sendo piloto, por ser algo para pessoas ricas. Mas meus pais me incentivaram a não abandonar o que desejava”. O astronauta destacou as palavras de sua mãe que ainda lhe dão animo: “estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você”.

Pontes não somente realizou o sonho de se tornar piloto da Força Aérea Brasileira, como prosseguiu nos estudos, passando por centros de estudos renomados como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), se tornando engenheiro na área da Aeronáutica e mestre em Engenharia de Sistemas, pela instituição americana Naval Postgraduate School.

Fez parte das equipes da Nasa, mas foi em uma missão russa que conseguiu realizar o grande sonho de conquistar o espaço em 2006, sendo o único do país a ter participado de uma viagem espacial tripulada . “É importante que todos possam ter acesso aos estudos e que se dediquem a isso. Sabemos que as áreas de tecnologia e inovação são as que impulsionam os países e para tanto teremos necessidade de novos profissionais nessa área e, quem sabe, novos brasileiros integrando outros projetos no espaço”.

Participaram também do evento os secretários de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, a secretária adjunta de Trabalho e Empreendedorismo, Juliana Ribeiro, Eduardo Luiz Longui do Instituto Florestal, entre outras autoridades.

Participe das outras atividades da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação, veja o cronograma aqui

Veja mais fotos em: http://bit.ly/2isBdaP

Siga a SMTE nas redes sociais