SMTE inaugura novo espaço de compras do Mercado de Santo Amaro

Foto: Leon Rodrigues/Secom

Por: Dante Rodrigues

A Prefeitura iniciou nesta terça-feira, 10, o plano de atendimento aos permissionários que foram afetados pelo incêndio que atingiu o Mercado Municipal de Santo Amaro no dia 25 de setembro. A tenda provisória foi montada no estacionamento do local e abriga 20 comerciantes. A secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, participou do ato e destacou também a relevância histórica do centro comercial.

“No meu terceiro dia à frente da Pasta, estive com os permissionários dizendo o quanto estes locais são importantes para a cidade de São Paulo. Eu nunca imaginava que esses últimos 15 dias seriam tão intensos. Chegando aqui no mercado, as pessoas me pediram para que não abandonássemos o local. E é por isso que hoje estamos inaugurando esta tenda, para mostrar que estaremos sempre aqui”, declarou.

Foto: Leon Rodrigues/Secom

O galpão foi doado pela empresa Tópico, em comodato por três meses, podendo ser prorrogado por mais um trimestre. O Grupo Eurobras contribuiu com os boxes modulados, a montagem deles e os sanitários no valor de R$ 200.243,60, totalizando mais de R$ 345 mil em recursos.

Na ocasião, o prefeito João Doria destacou a importância do trabalho intersecretarial. “Dez secretarias estiveram envolvidas para recuperar em tempo recorde. Em duas semanas nós colocamos em funcionamento um mercado que foi consumido integralmente pelo fogo”, afirmou.

Atuando há 10 anos no local, o vendedor de flores, Eder Pinheiro, diz estar esperançoso em relação ao futuro. “Só tenho a agradecer à Prefeitura que foi muito rápida e eficiente em ceder esse espaço provisório. Eu estava sem lucros há duas semanas, mas agora já consigo esperar pelo melhor”.

Já Bruno Serra, filho de permissionário e herdeiro do comércio de doces, diz já se sentir realizado em poder voltar a atender o público que já é acostumado com o serviço. “Ainda não terminamos de organizar os boxes, mas já estamos abertos desde ontem prontos para receber as pessoas. Eu gostei bastante da estrutura, principalmente pelo tempo que foi feito, já vai dar pra voltarmos a atender nossos clientes”.

História do Mercado
O centro comercial foi inaugurado em 1897, na Praça Doutor Francisco Ferreira Lopes. O mercado funcionou naquela região até 1958, quando foi transferido para o atual endereço, na esquina das ruas Padre José de Anchieta e Ministro Roberto Cardoso Alves.

No início, vendia apenas produtos por atacado e começou a trabalhar com vendas no varejo a partir de 1961 atendendo, além de Santo Amaro, os bairros de Indianópolis, Vila Mariana, Bosque da Saúde, Jabaquara, Cidade Ademar e Cidade Dutra, entre outros.

Serviço
Rua Padre José de Anchieta, 953 – zona sul
Segunda a sábado, das 8h às 21h. Domingos, das 8h às 17h.

Siga a SMTE nas redes sociais