Serviços da SMTE são oferecidos na Fábrica de Cultura da Brasilândia

Secretária Aline Cardoso participou do encontro e falou sobre os desafios do mercado de trabalho

 

Por: Damaris Rodrigues

Na última quinta-feira, 5, ocorreu o “Construindo Futuros” na Fábrica de Cultura da Brasilândia, parceria entre a Prefeitura Regional da Freguesia do Ó e as secretarias municipais de Prefeituras Regionais e Trabalho e Empreendedorismo. A ação teve como objetivo apresentar o Programa ID Jovem, uma iniciativa do Governo Federal com a Caixa Econômica, que dá acesso aos jovens de 15 a 29 anos a diversos benefícios, como meia-entrada em eventos culturais. Na ocasião, a secretária Aline Cardoso, palestrou sobre as transformações do mercado de trabalho, empreendedorismo e capacitação profissional.

“Existem diversas formas de geração de renda. Se você não encontra um caminho no mercado formal de trabalho, é possível começar seu próprio empreendimento, seja ele produção de bolos, panos de prato, ou uma startup, por exemplo. Pode ser algo complexo ou simples, o que importa mesmo é arregaçar a manga e realmente fazer”, destacou a secretária.

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) também esteve presente no evento oferecendo a emissão gratuita da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS. Nas unidades do CATe o candidato encontra vários serviços como busca por vagas de emprego, oficinas de qualificação, elaboração de currículo, habilitação do seguro desemprego, formalização do microempreendedor individual (MEI) e orientação trabalhista.

As Fábricas de Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, oferecem acesso gratuito a diversas atividades artísticas e culturais. O principal objetivo do centro é ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade. No total, são cinco unidades localizadas nas regiões sul e norte da capital.


Siga a SMTE nas redes sociais