CATe participa de evento para inclusão social de pessoas com deficiência

Ação promovida pelo Ministério do Trabalho reunirá diversos órgãos e empresas para orientação aos profissionais

Por Danilo Guerra

No próximo dia 29/9, sexta-feira, o CATe, da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), participará do ‘Dia D’ - evento promovido pelo Ministério do Trabalho, que visa a inclusão social e profissional de pessoas com deficiência e de beneficiários reabilitados do INSS. A ação ocorrerá das 9h às 16h, no bairro da Liberdade, região central de São Paulo.

Mais de 1.200 oportunidades de emprego serão disponibilizadas ao público alvo durante o evento. As vagas são para atuar em uma das 48 empresas que participam do encontro, entre elas Grupo Pão de Açúcar, Itaú, Sodexo, Tim, Fast Shop e Sonda Supermercados. Para se candidatar, os interessados precisam comparecer com RG, CPF, carteira de trabalho e o número do PIS. Os participantes também contarão com serviço gratuito de emissão de carteira de trabalho. Para essa prestação, basta apresentar RG, CPF e uma foto 3x4.

A ação também conta com a presença da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), da Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que estará no evento para orientar os participantes sobre serviços municipais e estaduais voltados à inclusão de pessoas com deficiência.
 

O ‘Dia D’ está na 4ª edição e foi criado pelo Ministério do Trabalho a partir da necessidade de mudança cultural na relação entre empresas e pessoas com deficiência, além de estimular órgãos públicos de todas as esferas a criar políticas de empregabilidade para este público. O evento também acontece em outras 28 cidades do estado de São Paulo, entre elas São Bernardo do Campo, Osasco, Guarulhos, Santos e Piracicaba.

Vale lembrar que as empresas que possuem a partir de 100 funcionários devem reservar de 2% a 5% de seus postos de trabalho para as pessoas com deficiência, conforme determina a Lei de Cotas (8.213/91). Já o artigo 34 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) assegura o direito ao trabalho às pessoas com deficiência, em ambiente acessível e inclusivo, com as mesmas oportunidades oferecidas aos demais trabalhadores.

Serviço
Participação do CATe no ‘Dia D’

Data: sexta-feira, 29 de setembro de 2017
Local: Uninove Vergueiro - Rua Vergueiro, nº 235/249 – Liberdade (próximo à estação São Joaquim)
Horário: das 9h às 16h
Evento gratuito

Siga a SMTE nas redes sociais