92 albergados são integrados ao Programa Operação Trabalho e iniciam trabalhos nas praças da capital

Ação foi marcada durante a entrega da Praça Dom Orione, na Bela Vista. Evento contou com a presença do prefeito João Doria

Um ponto histórico de São Paulo foi reinaugurado nesta sexta-feira (04/08), após obras de revitalização. A Praça Dom Orione, localizada no bairro Bela Vista, vinha recebendo ações de zeladoria desde o mês de maio, na primeira edição do programa Bairro Lindo. A manutenção do local foi feita por 60 trabalhadores do Programa Operação Trabalho (POT), da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE). Os integrantes do projeto vivem em centros de acolhida da Prefeitura, na região central, e foram qualificados pelo POT, e também, posteriormente, serão integrados ao Programa Trabalho Novo, para recolocação no mercado formal. A ação contou com a presença do prefeito João Doria.


Pela Prefeitura foram realizados serviços de pintura nas muretas da Praça e na antiga base da Guarda Civil Metropolitana (GCM) instalada no local. Os postes de iluminação, que antes iluminavam as copas das árvores, também foram rebaixados para garantir mais segurança. A escadaria do Bixiga, tombada pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), teve as pichações removidas e trabalhos de revitalização no entorno. Os moradores e empresas do bairro também contribuíram para a restauração de um antigo coreto da Praça, marco do local. A equipe do POT cuidou de toda limpeza e jardinagem.


O prefeito João Doria esteve presente na reinauguração e ressaltou que a iniciativa é uma vitória da comunidade, que unida lutou e solicitou a zeladoria local. “É com muito orgulho que entrego essa Praça hoje, pois eu a inaugurei quando fui secretário no governo Mário Covas, em 1983. É uma obra para a comunidade, que muito atuante ajudou a reconstruí-la”.

Para manter tudo isso em dia, incialmente 60 trabalhadores do POT se dividirão diariamente em dois grupos para tratar da zeladoria local. Para a secretária adjunta da SMTE, Juliana Ribeiro, o projeto é uma ação completa. “Esses beneficiários receberam qualificação socioemocional antes de aprenderem as técnicas de jardinagem. São dois trabalhos distintos e muito importantes para quem está refazendo a vida”, explica. A secretária adjunta acrescenta que os trabalhadores serão alocados conforme a demanda das praças da cidade.


O prefeito regional da Sé, Eduardo Odloak, parabenizou a iniciativa do programa e elogiou os trabalhadores que mais cedo fizeram a limpeza do local. “Hoje cedo passei aqui e notei que eles trabalhavam felizes e com muito carinho. Então o resultado foi esse, uma praça limpa, bonita e organizada”.


Participaram também do evento o secretário municipal de Cultura, André Sturm, o chefe de gabinete da Prefeitura Regional da Sé, Vitor Sampaio, e os vereadores Gilberto Nascimento e Camilo Cristofaro.


Capacitação - As secretarias municipais de Trabalho e Empreendedorismo, de Assistência e Desenvolvimento Social e do Verde e do Meio Ambiente iniciaram, no mês de julho, uma parceria para capacitar e gerar renda para 92 albergados de centros de acolhida da capital e, posteriormente, serem integrados ao Programa Trabalho Novo.


Nas atividades, iniciadas no dia 17 de julho, na sede da Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ) os participantes aprendem sobre solo, adubação orgânica, compostagem, húmus (produto resultante da matéria orgânica decomposta, a partir do processo digestório das minhocas), identificação e propagação de plantas, técnicas de plantio, grupos mais usados no paisagismo, noções gerais sobre a relação entre o homem e o meio ambiente, entre outros. Além disso, os selecionados também receberão orientações sobre postura profissional – como se portar, vestimentas, atendimento ao munícipe, etc.


Para José Jorge Galdino, 52 anos, há dois anos no Centro de Acolhida da Barra Funda, essa oportunidade pode ajuda-lo a complementar a renda obtida com “bicos”. “Acabo tendo que desempenhar atividades de carga e descarga de caminhões quando me chamam. Agora com esse curso voltado à jardinagem vejo que terei como trabalhar em outras áreas”, relata.


Após as duas semanas de aulas, teóricas e práticas, agora os trabalhadores serão direcionados para praças da cidade, que estão sendo definidas pelas Prefeituras Regionais. São quatro horas diárias de trabalho, de segunda-feira a sexta-feira, tendo como auxílio pecuniário mensal o valor de R$ 655,77.


O engenheiro agrônomo da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e da UMAPAZ, Adão Luiz Castanheiro Martins, diz que a capacitação é importante não só para os beneficiários, como também para a cidade de São Paulo. “Uma praça bem cuidada chama atenção das pessoas que passam pelo local e se torna uma referência. Além de ser uma oportunidade de trabalho, aumentando as chances de geração de renda. Essa área de atuação é bastante promissora, é uma forma de deixar a nossa cidade mais linda e bem cuidada”, relata.


José Raimundo Soares Ferreira, 63 anos, é um dos alunos do curso e trabalhou com frutas, verduras e hortaliças por 20 anos. “Eu quis participar do curso para ter um futuro melhor, sendo também algo que eu gosto de fazer, já que grande parte da minha vida eu trabalhei com horta. A cidade precisa de pessoas que trabalhem e cuidem das plantas, além de ser um serviço, isso também é uma terapia”.


Os critérios de selecionar este grupo e que fazem parte da política do POT é ter mais de 18 anos, ser residente da cidade de São Paulo, estar desemprego há mais de quatro meses e não estar recebendo benefícios como seguro-desemprego.

 

 

Siga a SMTE nas redes sociais