Mercado Municipal de Pinheiros recebe evento gastronômico sobre florestas brasileiras

A ação é realizada pelo Instituto ATÁ, em parceria com entidades como Fundo Amazônia e União Europeia

Por Danilo Guerra

Neste sábado, 5/8, das 11h às 16h, o Mercado Municipal de Pinheiros, administrado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), receberá o evento “O que é que a floresta tem?”, com entrada gratuita. A ação acontecerá nos boxes ‘Bioma’, ‘Amazônia’ e ‘Mata Atlântica’, do Instituto ATÁ, e conta com o apoio de grandes instituições, como a Fundo Amazônia e a União Europeia.

A intervenção tem como objetivo fortalecer uma economia própria para a valorização das florestas. No local, os visitantes terão a oportunidade de degustar produtos provenientes de comunidades quilombolas do Vale do Ribeira (SP) e dos índios do Rio Negro, além de conhecer alimentos típicos do noroeste amazônico, de Roraima, do território indígena do Xingu (MT) e dos extrativistas da Terra do Meio, município localizado no estado do Pará.

Por meio de parcerias, ao longo dos últimos anos, essas comunidades vêm consolidando seus arranjos produtivos de maneira cada vez mais sofisticada, gerando renda e fortalecendo a gestão de seus territórios. Produtos como mel, pimentas, óleos, frutas, sementes, farinhas e castanhas, coletados e beneficiados por povos indígenas e populações tradicionais, estarão a venda no local. O evento também terá a apresentação de um grupo de Fandango, estilo musical típico do sul do país, existente desde o período barroco e que é caracterizado pela dança com movimentos fortes.

Durante a ação, o Instituto Socioambiental (ISA) fará o lançamento do livro “Xingu: histórias dos produtos da floresta”, que mostra, entre outras narrativas, a formação do território indígena do Xingu e de suas cadeias produtivas. Essas histórias também estão no minidocumentário “A economia do conhecimento da floresta é possível”, que será exibido no decorrer da atividade

Box Amazônia e Mata Atlântica receberá o público no evento

Serviço
“O que é que a floresta tem?”
Data: sábado, 5 de agosto
Horário: das 11h às 16h
Local: Mercado Municipal de Pinheiros (boxes ‘Bioma’, ‘Amazônia’ e ‘Mata Atlântica’)
Endereço: Rua Pedro Cristi, 89 – Pinheiros (próximo ao metrô Faria Lima)
Entrada gratuita

Siga a SMTE nas redes sociais