SMTE realiza capacitação para atendentes do CATe

Ação integra o projeto de modernização dos Centros

Na última quinta e sexta-feira (22 e 23/06), os atendentes do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) unidade Luz participaram de uma série de palestras e dinâmicas para aprimoramento do trabalho. O evento aconteceu no terceiro andar da Galeria Olido (Avenida São João, 473 – República), sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE). A capacitação contou com palestras motivacionais, ginástica laboral, estudo de casos, esclarecimento de dúvidas e rodas de conversas sobre os atendimentos realizados.

O secretário Eliseu Gabriel fez a abertura do evento destacando a importância da capacitação no trabalho para o melhor atendimento do munícipe e das chances dele encontrar um emprego adequado ao seu perfil. “Este ano, mesmo com dificuldades, aumentamos em quase 40% o número de atendimentos nos CATes. Qualificando nossos atendentes e aprimorando nossos programas, temos a condição de aumentar ainda mais esse número e melhor, alcançar maiores colocações no mercado”.

O secretário aproveitou a oportunidade para falar sobre o projeto de modernização dos Centros, que inclui ações como a de viabilizar o atendimento por meio de agendamento, a criação do Portal do Emprego, no qual a pessoa poderá fazer buscas on-line, dinamizar e aumentar a captação de empregos com empresas parceiras, realizar mais treinamentos e estudos sobre o perfil dos atendimentos do CATe, entre outras ações. Além disso, o secretário anunciou também a mudança de endereço do CATe Luz. “Estamos transferindo a unidade de atendimento da Luz para a Avenida Rio Branco, esquina com a Rua Timbiras. Esse novo prédio, além de obter melhores instalações, vai nos custar um terço do que pagávamos no antigo.”, explica. A mudança está prevista para agosto deste ano.

Tereza Formiga de Araújo, atendente do CATe há três anos, participou do treinamento e ressaltou a importância de reciclar. “Eu acho excelente isso, pois assim nos livramos de alguns vícios que vamos adquirindo ao longo da carreira. É sempre importante aprender a enxergar o óbvio, pois no CATe somos mais que atendentes, acabamos nos tornando quase que psicólogos ouvindo a história das pessoas”.

 

Mabiala Nkombo, que veio da República do Congo e está há três anos no Brasil, trabalha no CATe como atendente especial para refugiados e estrangeiros. Fluente em seis idiomas, ressalta que ajudar um imigrante é gratificante. “Eu gosto muito do meu trabalho, eu também vim ao Brasil como refugiado e tive essa oportunidade de emprego. Hoje trabalho dando apoio a quem está chegando, e sempre reforçando que, por mais difícil que esteja, eles precisam perseverar”.

O coordenador de Trabalho da SMTE, Marcos José Santana, diz que a ação pretende ser aplicada mais vezes aos funcionários das unidades de atendimento. “Queremos com essa nova fase de modernização investir na capacitação dos funcionários. Dessa vez são os colaboradores da unidade Luz, que realizam cerca de 900 atendimentos/dia. Queremos que esses treinamentos sejam ampliados e que eles qualifiquem o nosso trabalho à frente dos CATes”.

Durante os dois dias de treinamento 40 funcionários participaram da programação, que incluiu seis palestras, quatro dinâmicas e diversos grupos de discussões sobre o dia a dia do equipamento. Os atendentes participaram desses debates propondo sugestões e trabalhando o tipo de abordagem para casos específicos que foram colocados em questão.

O CATe é uma importante ferramenta de política pública para viabilizar a integração entre oferta e procura de oportunidades.

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