Paraisópolis e Heliópolis recebem o Favela Mais para formalizar empreendedores

Ação do Sebrae conta com equipe técnica do CATe em serviços do microempreendedor individual (MEI)

Por: Solange Borges

Foto: Redes Sociais/Sebrae

Os moradores de Paraisópolis e Heliópolis que desejam empreender contarão amanhã, 20, com os serviços de formalização para Microempreendedor Individual (MEI), da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), que estarão nas duas comunidades paulistas. Em parceria com o Sebrae, que lançará o projeto Favela Mais, a SMTE disponibiliza equipe técnica do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) a fim de fortalecer a geração de trabalho e renda nestas regiões.

O projeto vai facilitar a legalização de pequenos negócios e promover a capacitação de empreendedores que poderão regularizar suas empresas e fazer cursos de capacitação em empreendedorismo, sob responsabilidade do Sebrae. O Favela Mais conta ainda com o apoio da Central Única das Favelas (Cufa), fundada pelo rapper, cantor e ativista MV Bill, que participará das atividades na capital.

O secretário municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Eliseu Gabriel, destaca a importância de ações como essa e estará presente na cerimônia de abertura, em Paraisópolis, às 11h. “Estamos empenhados em viabilizar o acesso das pessoas que estejam interessadas em ter seu próprio negócio ou aprimorar os empreendimentos já existentes, que possam não estar regularizados. Já realizamos diversas capacitações neste ano na cidade, visando ampliar o conhecimento das pessoas, principalmente, em planejamento dos negócios”, ressalta.

Para ser atendido pela equipe do CATe, os interessados precisam apresentar RG ou CNH, CPF, titulo de eleitor, comprovante de endereço residencial e comercial (se tiver), número do recibo da última Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (se entregue nos últimos dois anos). No local é possível obter orientação sobre o MEI e até mesmo se tornar um microempreendedor. Também estarão disponíveis serviços para formalizados como emissão dos boletos (DAS) a vencer ou vencidos; entrega da Declaração de Rendimento Anual – DASN-SIMEI, que termina no final deste mês, impressão do CNPJ; entre outros.

As duas comunidades têm cerca de 300 mil habitantes (Heliópolis com mais de 200 mil moradores e Paraisópolis, aproximadamente 100 mil) e concentram mais de cinco mil comerciantes.

Serviço
Favela Mais
Dia: 20/5
Horário: das 10h às 16h
Local: CEU Paraisópolis (Rua: Dr. José Augusto de Souza e Silva s/nº Jardim Parque Morumbi) e CEU Heliópolis (Estrada Das Lágrimas 2385 São João Clímaco)

Siga a SMTE nas redes sociais