Oficinas do CATe auxiliam trabalhadores em busca de emprego

No mês de maio, o CATe (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), abre a nova programação de Oficinas de Orientação ao Trabalho para o público em geral. As unidades Luz, Santana, Pirituba, Guaianases, Cidade Tiradentes, Itaquera, Itaim Paulista, Interlagos e Jabaquara abrem as portas para oferecer a ação, sempre às quartas-feiras, das 9h às 10h. Durante uma hora os participantes têm a oportunidade de tirar dúvidas sobre diversos temas relacionados ao mercado de trabalho.

“A equipe do CATe entende a importância desse serviço para a população e reconhece o perfil do público que procura cada oficina nas unidades. Por isso elaboramos um conteúdo específico de apoio às pessoas que precisam se preparar para ingressar ou retornar ao mercado de trabalho”, salienta o coordenador do Trabalho da SMTE, Marcos Santana.

No primeiro encontro, 3/5, o tema será “Legislação Trabalhista e Previdenciária”, uma oportunidade para receber orientações sobre contrato e jornada de trabalho, férias remuneradas, além de informações sobre benefícios da previdência social, auxílio-acidente, licença-maternidade, entre outros. A segunda oficina, em 10/5, será sobre “Empreendedorismo”. Nela os participantes vão receber dicas de como empreender em diversos segmentos e como formalizar o próprio negócio. Os orientadores também falam sobre os serviços direcionados ao microempreendedor individual (MEI) nas unidades do CATe.

O tema “Educação e Qualificação para o Mercado de Trabalho”, em 17/5, abordará a importância do investimento em cursos e capacitação profissional, tendo em vista o desenvolvimento para o mercado de trabalho. No dia 24/5, jovens podem aproveitar a chance de participar da oficina “Conquistando o Primeiro Emprego”, para a identificação do perfil profissional, dicas de elaboração de currículo e de apresentação pessoal.

Em 31/5, o CATe encerra a programação do mês com o tema “Currículo, Entrevista e Apresentação Pessoal” com dicas para processos seletivos, dinâmicas para melhorar o desempenho em entrevistas de emprego e orientação para elaboração de currículo.

Para participar das oficinas é necessário ter mais de 16 anos, apresentar o RG, CPF, Carteira de Trabalho e o número do PIS.

Endereços das unidades participantes:

Luz - Av. Prestes Maia, 913
Santana - Rua Voluntários da Pátria, 1553
Pirituba - Av. Dr. Felipe Pinel, 12
Guaianases - Rua Salvador Gianetti, 271
Cidade Tiradentes - Rua Milagre dos Peixes, 357
Itaquera - Rua Augusto Carlos Bauman, 851
Itaim Paulista - Av. Marechal Tito, 3012
Interlagos - Av. Interlagos, 6122
Jabaquara - Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2314

Siga a SMTE nas redes sociais