Empreendedores do Itaim Paulista participam de curso da Adesampa

Secretário de Trabalho e Empreendedorismo, Eliseu Gabriel, acompanhou as atividades e enfatizou que a Adesampa é um braço que vai operar o Empreenda Fácil, programa da Prefeitura

A partir dessa semana, a Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa), da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), dá continuidade ao cronograma de formações de empreendedores criativos nas regiões vulneráveis da capital paulista.

Hoje (5) foi realizada a primeira aula do curso gratuito “Acelerando Negócios Culturais e Criativos” para a região do Itaim Paulista, zona Leste. O secretário de Trabalho e Empreendedorismo, Eliseu Gabriel, esteve na abertura oficial do módulo, que aconteceu no auditório da Prefeitura Regional. Acompanhado do diretor técnico da Adesampa, Marcelo Chueiri, ele compôs a mesa de abertura dos trabalhos ao lado do prefeito regional, José Denycio Pontes Agostinho; do diretor do Núcleo de Desenvolvimento da Zona Leste, Bruno Marcelo Pires; da orientadora do curso Elisane Alves e do chefe de gabinete Aguinaldo Firmino Junior.

Com cerca de 30 participantes, o módulo The Studio será realizado também nos dias 6, 12 e 13 de abril, das 9h às 17h, totalizando carga horária de 28 horas. Eliseu Gabriel ressaltou que a SMTE e a Adesampa querem fazer o negócio do empreendedor local dar certo. “Esse curso é uma forma de ajudarmos a melhorar a capacidade de trabalho de vocês. É um curso de capacitação para o empreendedorismo. E é dessa forma que vamos melhorar o nosso bairro e a nossa cidade”.

Chueri ressaltou que um dos objetivos do curso é equilibrar o desenvolvimento local na cidade. “Trazer mais emprego e o empreendedorismo para todas as regiões é o nosso objetivo com o curso. A primeira parte é ensinar o empreendedor a buscar seus objetivos, se estruturar e conquistar seus clientes”, ressaltou o diretor da Adesampa.

O prefeito regional de Itaim Paulista, José Denycio Pontes Agostinho, salientou que “o curso da Adesampa é uma inciativa muito importante que vai ajudar e orientar os pequenos empresários da região do Itaim Paulista - uma localidade que precisa de mais pessoas gerando emprego e renda". 

A orientadora da turma, Elisane Alves, consultora em gestão de negócios, enfatizou que o curso ensina ferramentas que já foram testadas em várias regiões do mundo. “A metodologia The Studio foi analisada com empreendedores de vários segmentos que conseguiram se desenvolver em suas regiões e gerar emprego e renda”.

Um dos participantes, André Siteitai, 43, que tem uma agência de marketing e planejamento estratégico há quatro anos, foi para o curso em busca de aprimoramento de técnicas para reconhecer o seu público alvo. “Vim para aumentar minha rede de contatos profissionais e também replicar o método The Studio para os meus clientes”.

Durante o evento, Eliseu Gabriel enfatizou que a Adesampa é um braço que vai operar o Empreenda Fácil, programa da Prefeitura de São Paulo que veio para tornar São Paulo a cidade amiga do empreendedor. “Será uma série de ações, como o incentivo à formalização, ao microcrédito e às compras públicas”, reforçou o secretário.

O curso “Acelerando Negócios Culturais e Criativos” faz parte do programa “Criado em Sampa”, conjunto de projetos de economia criativa de base comunitária, desenvolvido pela Adesampa em parceria com o British Council e o Fundo Newton.

Siga a SMTE nas redes sociais