Criado em Sampa forma mais uma turma de empreendedores

Curso gratuito estimula a geração de emprego e renda. Turmas de abril estão com inscrições abertas

Por Andréa Garbim

Nessa quarta-feira, 29/3, empreendedores da Vila Maria, zona Norte da cidade, concluíram o curso “Acelerando Negócios Culturais e Criativos”, formação que faz parte do programa Criado em Sampa. Oferecido pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa), da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), esta iniciativa tem parceria com o British Council e o Fundo Newton para a capacitação de empreendedores criativos de diversas regiões da capital paulista, sempre com foco no desenvolvimento local, sobretudo dos territórios vulneráveis.

O gestor de Programas e Projetos da Adesampa, Eric Correa, explica que um dos principais objetivos do curso é incentivar a criação e o desenvolvimento de negócios criativos como fonte efetiva de geração de emprego e renda. “Essa ação contribui muito para a produção e sistematização do conhecimento da economia criativa nas regiões de alto nível de vulnerabilidade”.

Vale destacar que a aula do dia 22/3 contou com a presença do prefeito João Doria, que naquele momento visitava a Prefeitura Regional Vila Maria-Vila Guilherme, local do curso.

Maria do Carmo dos Santos, que é design de moda, participou do curso em busca de atualização. Ela já tem uma história com a economia criativa e, principalmente, com a Adesampa, pois foi vencedora da segunda edição do Programa Vai Tec com o projeto “Processos Criativos em Resíduos Têxteis”. O trabalho apresentado foi voltado para o aproveitamento de sobras de tecidos das indústrias da região do Brás e Bom Retiro e a produção de acessórios a partir da técnica patchwork. “Esse curso abriu minha cabeça para novas possibilidades de trabalhar o meu entorno junto aos meus projetos. Quero movimentar outras pessoas dentro das comunidades, contribuindo para o desenvolvimento local”.

Segundo informou a orientadora Marysol Góes, esse é justamente um dos objetivos do curso. “Queremos impulsionar o desejo de compartilhar novas economias que possibilitem a criação de projetos mais autênticos, transformadores e diferenciados”.

Há dois anos, Ana Hachem produz chocolate artesanal orgânico e tem o desejo de tornar sua marca reconhecida mundialmente. “Estou buscando ferramentas que me ajudem nas áreas financeira e jurídica, pois o meu foco é expandir a produção. Esse curso com certeza já me ajudou muito”.

O programa Criado em Sampa promove ações que estimulam a geração de emprego, renda, empreendedorismo, inovação tecnológica e fortalecimento das parcerias nos territórios vulneráveis.

Inscrições para as turmas de abril:

Turma Itaim Paulista
Inscrições até o dia 4/4 pelo link http://migre.me/w3SaA
Módulo a ser realizado nos dias: 5, 6, 12 e 13 de abril
Local: Prefeitura Regional de Itaim Paulista - Av. Marechal Tito, 3012.

Turma Ermelino Matarazzo
Inscrições até o dia 9/4 pelo link http://migre.me/w3SaA
Módulo a ser realizado nos dias: 10, 11, 17 e 18 de abril
Local: Prefeitura Regional de Ermelino Matarazzo - Av. São Miguel, 5550.

Siga a SMTE nas redes sociais