Curso para empreendedores criativos foca no empoderamento local

A capacitação envolve técnicas de gestão, de inovação, de criatividade e de sustentabilidade

Por Andréa Garbim

Considerada um grande polo econômico e cada vez mais atraente para o empreendedorismo, a cidade de São Paulo também conta com o apoio do poder público para a implementação de políticas de apoio ao microempreendedor. Assim, a Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa), em cooperação com a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, capacita empreendedores criativos por meio do programa Criado em Sampa, em parceria com o British Council e o Fundo Newton.

Na última semana, foi a vez da turma da região de Cidade Tiradentes concluir a formação “Acelerando Negócios Culturais e Criativos”. O curso, que foi baseado na metodologia The Studio, ofereceu treinamento, capacitação e técnicas de gestão de negócios para a iniciação da atuação empreendedora.

A empreendedora Ana Paula Soares, 29, morou em Moçambique (África) por seis meses e, há quatro anos, quando retornou ao Brasil, teve a ideia de começar a produzir colares e brincos com tecidos africanos. “Eu sempre quis criar peças que combinassem comigo e quando iniciei meu negócio percebi que outras pessoas também gostaram do meu estilo”. Ana Paula é professora de Educação Infantil e buscou o curso da Adesampa para obter mais conhecimento no processo de vendas e divulgação da marca.

O técnico em paisagismo Hiago Bezerra, 24, desenha desde criança, pinta quadros e trabalha com encadernação. Em busca de desenvolver suas habilidades e unir arte e paisagismo para um negócio, se inscreveu no curso. “Dentre tantas orientações, ressalto as técnicas que obtive para melhor explicar a característica da minha arte e a exclusividade dos produtos que crio. Há cinco anos conquistei minha cartela de clientes na zona leste. É aqui que vendo meus cadernos e os meus quadros”.

A turma de Cidade Tiradentes reuniu empreendedores dos ramos de artesanato, tecnologia, artes e gastronomia. No total, 21 alunos receberam o certificado de conclusão da capacitação.

Por ser tão positivo e de grande procura, já estão abertas as inscrições para as próximas duas turmas do curso, que contemplará os bairros de Itaim Paulista e Ermelino Matarazzo, na zona leste. “Cada módulo é uma oportunidade para o participante apresentar o seu empreendimento, que um dia poderá ser fonte efetiva de geração de emprego e renda em sua comunidade e região”, salientou o gestor de Programas e Projetos da Adesampa, Eric Correa.


Capacitação com foco no desenvolvimento local

Um dos principais objetivos dos cursos oferecidos pela Adesampa, dentro do programa Criado em Sampa, é o desenvolvimento local, sobretudo dos territórios vulneráveis. Para isso, a instituição realiza uma série de ações que estimulam a geração de emprego e renda, o empreendedorismo, a economia criativa e solidária, a inovação tecnológica e o fortalecimento das parcerias em cada território.

Cada uma das iniciativas busca a descentralização do poder econômico e a democratização do acesso a bens e serviços.

Serviço

Inscrições para os próximos cursos em abril:

Turma Itaim Paulista
Inscrições até o dia 4/4 pelo link http://migre.me/w3SaA
Módulo a ser realizado nos dias: 5, 6, 12 e 13 de abril
Local: Prefeitura Regional de Itaim Paulista - Av. Marechal Tito, 3.012

Turma Ermelino Matarazzo
Inscrições até o dia 9/4 pelo link http://migre.me/w3SaA
Módulo a ser realizado nos dias: 10, 11, 17 e 18 de abril
Local: Prefeitura Regional de Ermelino Matarazzo - Av. São Miguel, 5.550

Siga a SMTE nas redes sociais