Prefeitura amplia participação da população em Consulta Pública Digital

Por: Secom

A população terá maior participação na elaboração do Programa de Metas da Cidade de São Paulo 2017-2020. A Prefeitura disponibilizará duas plataformas. A primeira, de Consulta Pública, permitirá que qualquer cidadão opine sobre as principais ações necessárias para a cidade. Disponível pela internet, no site www.programademetas.prefeitura.sp.gov.br é um ambiente colaborativo, em que as pessoas possam compartilhar seus sonhos para São Paulo.

O objetivo da nova plataforma é aumentar a participação social, permitindo que a atuação da população não fique restrita às audiências públicas, que terão início em 7 de abril.

O projeto será entregue em 31 de março, disponibilizado pelo site da Prefeitura e das Secretarias, mídias sociais e Portal PlanejaSampa. O documento reunirá ações consideradas prioritárias para a nova gestão. Com a consulta pública e audiências, o projeto receberá a participação e opinião do cidadão paulistano, que ao acessar o site do Programa, apontará quais as necessidades de sua região e sugestões para soluções – relacionado a cada meta.

Além disso, após a publicação da primeira parte do Programa, o site PlanejaSampa, a segunda plataforma de participação, será atualizado e permitirá a interação do munícipe em cada meta e projeto publicado. Esta também é uma ação inédita para a etapa de participação social na construção do Programa de Metas para a cidade.

E, para que a população acompanhe o conteúdo desenvolvimento pelo portal, semanalmente a Prefeitura disponibilizará um resumo de todas as interações nas plataformas, com os temas mais solicitados e regionalização de ações. O balanço será divulgado toda segunda-feira, às 18h. A base de dados, provenientes pela participação por estes canais digitais estará disponível, em formato aberto a todos os munícipes.

Sonhos e projetos

Esta é a primeira vez que o munícipe poderá contribuir com o Programa de Metas pela internet e antes de o Programa ser entregue. “As informações recolhidas, por esta nova plataforma, serão tabuladas e utilizadas na construção da versão final do Programa de Metas da cidade, a ser publicada em junho de 2017”, explica Paulo Uebel, Secretário de Gestão - secretaria responsável pela coordenação do Programa. “Ao abrir este espaço para a população, chegamos mais perto de realizar ações necessárias e desejadas pela sociedade”, completa.

A plataforma funciona da seguinte forma: o cidadão preenche um cadastro prévio com seus dados e responderá a pergunta “Qual seu sonho para o futuro da cidade de São Paulo?”. Em seguida, escolherá três categorias em que seu sonho se encaixe; e por último, responde “Qual projeto devemos fazer para que seu sonho para São Paulo vire realidade?”.

Ao finalizar, o cidadão receberá uma mensagem de agradecimento e suas respostas serão analisadas e incorporadas ao Programa de Metas, levando em consideração todas as contribuições e audiências públicas.

O documento final do Programa de Metas 2017-2020 será entregue em 30 de junho de 2017.

Audiências públicas terão início em abril

A contribuição da população para as metas de São Paulo continua pelas audiências públicas realizadas a partir de abril. Serão realizadas 38 sessões, sendo uma realizada na Câmara Municipal; cinco de eixos temáticos; e 32 audiências em cada uma das Prefeituras Regionais da cidade.

Nas audiências da Câmara Municipal e das Regionais da cidade serão debatidos todas as metas e Projetos. Já as audiências de eixos temáticos levantarão debates específicos sobre cada um dos cinco temas.

No eixo de Desenvolvimento Econômico e Gestão articula-se sobre ações inteligentes e eficientes, com mais oportunidades, simplificando a vida da população. No segundo eixo, Desenvolvimento Social, entrarão em debate projetos para uma cidade mais saudável, segura e inclusiva. O eixo de Desenvolvimento Humano, por sua vez, é articulado em torno do objetivo comum de tornar São Paulo uma cidade diversa, que valoriza a cultura e que garanta educação de qualidade para todos.

A busca por uma cidade mais democrática, integrada e conectada será discutida no eixo de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. Por último, o Desenvolvimento Institucional promoverá São Paulo como uma metrópole global, com governo aberto e transparente, que dialoga com seus cidadãos e valoriza seus bairros, por meio de processos participativos.

Siga a SMTE nas redes sociais