Oficinas gratuitas do CATe auxiliam trabalhadores desempregados em SP

Neste mês, os CATes ainda vão realizar três encontros em diversas unidades. Confira

Por Andréa Garbim

Durante o mês de março, o CATe (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), oferecerá mais três oficinas gratuitas com temas relacionados ao mercado de trabalho. Os encontros acontecem sempre às quartas-feiras, das 9h às 10h, em 11 unidades da Capital.

O objetivo das oficinas é levar informações básicas sobre diversas áreas, a fim de melhorar o desempenho dos profissionais que estão em busca de uma vaga de emprego. Para participar é necessário ter mais de 16 anos de idade, comparecer a uma unidade participante com o RG, o CPF, a carteira de trabalho e o número do PIS.

Na próxima quarta-feira, 15/3, a segunda oficina do mês abordará o tema Currículo, Entrevista e Apresentação Pessoal - um dos mais procurados pelos jovens. Nesse encontro, os participantes recebem dicas de vestimenta e de comportamento durante processos seletivos, orientação para elaboração de currículo e exercitam dinâmicas para identificar qualidades e dificuldades.

Educação e Qualificação para o Mercado de Trabalho é a abordagem do dia 22/3, ideal para atualização sobre a importância do investimento em cursos e qualificação, tendo em vista o desenvolvimento do profissional para atuar no mercado de trabalho.

No último encontro do mês, 29/3, a oficina sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária oferece orientações relacionadas às dúvidas frequentes sobre direito trabalhista, contrato de trabalho, jornada de trabalho, férias remuneradas, além de informações sobre benefícios previdenciários, como auxílio-acidente, licença-maternidade e tipos de aposentadoria.

Segundo a líder de seleção do CATe, Graziela Vieira, jovens em busca do primeiro emprego e trabalhadores com mais de 50 anos de idade são os que mais procuram as oficinas. “A equipe do CATe entende a importância dessa ação e reconhece o perfil do público que procura as oficinas. Por isso elaboramos um conteúdo específico de apoio às pessoas que precisam se preparar melhor para entrar e voltar ao mercado de trabalho”.

Confira as unidades participantes:

Itaim Paulista - Av. Marechal Tito, 3012
Luz - Av. Prestes Maia, 913
Penha - Rua Candapuí, 492
Santana - Rua Voluntários da Pátria, 1553
São Mateus - Av. Mateo Bei, 1641
Cidade Tiradentes - Rua Milagre dos Peixes, 357
Pirituba - Av. Dr. Felipe Pinel, 12
Interlagos - Av. Interlagos, 6122
Itaquera - Rua Augusto Carlos Bauman, 851
Guaianases - Rua Salvador Gianetti, 271
Jabaquara - Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2314

Siga a SMTE nas redes sociais