Adesampa encerra curso para empreendedores criativos com 18 certificações da 2ª fase do programa Criado em Sampa

Próximo módulo será realizado em março, no CEU Vila Rubi, zona sul. Período de inscrições será divulgado em breve

Por Andréa Garbim 

Com dinâmicas e apresentações em torno dos temas Comunicação e Marketing, o último dia do curso ‘Monte seu negócio criativo e bem sucedido’ encerrou a 2ª fase do programa Criado em Sampa. Organizado pela Adesampa (Agencia São Paulo de Desenvolvimento), da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), em parceria com o British Council e o Fundo Newton, o curso é focado na criação e no desenvolvimento de negócios do empreendedorismo criativo.

O gestor de Programas e Projetos da Adesampa, Eric Corrêa, ressaltou que um dos principais objetivos do curso é colaborar com a criação e o desenvolvimento de negócios da economia criativa nas regiões de alto nível de vulnerabilidade da cidade.

Realizado durante quatro dias, no Centro Cultural da Juventude da Vila Nova Cachoeirinha, o curso certificou 18 empreendedores que tiveram mais de 75% de aproveitamento do módulo. A meta do programa é capacitar cerca de 500 empreendedores até o final de 2017. “A metodologia ‘Nesta’ é focada em treinamentos de futuros e atuais empreendedores que precisam aprender a desenvolver uma visão ampla para ideias promissoras, entendimento de ferramentas de marketing e técnicas de administração de negócios criativos”, complementou Eric.

A turma, em sua maioria de 20 a 36 anos de idade, apresentou projetos de diferentes temáticas da economia criativa: moda, cerveja artesanal, espaços culturais, gastronomia, incubadoras de projetos e plataforma colaborativa. Os participantes vieram de várias regiões, a maioria da zona norte e oeste da capital.

Ao final do dia, a orientadora, Jonaya de Castro colheu as considerações finais de cada participante para o balanço de aproveitamento. “Os encontros ofereceram um conjunto de ferramentas que vão servir de apoio na gestão e elaboração do plano para qualquer negócio ter sustentabilidade criativa. Cada empreendedor trouxe o escopo do seu projeto e ao final do módulo todos saíram com menos dúvidas e mais ideias para a implementação”, explicou.

Carolina Pinheiro, 30, falou sobre a segurança que o curso lhe trouxe e a descoberta de outros campos dentro da própria ideia. “Além de enxergar novas possibilidades, o curso me ensinou todas as ferramentas para aprofundar o meu negócio”.

Para Pedro Barreto, 22, o diferencial do curso, além de ser gratuito, foram as dinâmicas do plano de negócios. “Durante as aulas, pude conhecer metodologias que me ajudaram no desenvolvimento e na estruturação do plano de negócios. A metodologia Nesta, apresentada no curso, foi essencial para esse aprendizado”.

Segundo a orientadora, a maioria dos participantes já está na fase de experimentação e prototipação do negócio, o que facilita nas dinâmicas de planejamento propostas pela metodologia. “Alguns já desenvolvem a produção e estavam em busca de ampliação de repertório e ferramentas no âmbito de produto, negócios e comunicação”.

O link das inscrições para a turma, que ocorrer em março, no CEU Vila Rubi, zona sul, estará disponível em breve.

Fotos do dia 31/01/2017
Fotos do dia 9/2/2017

Siga a SMTE nas redes sociais