Por Andréa Garbim
Com dinâmicas e apresentações em torno dos temas Comunicação e Marketing, o último dia do curso ‘Monte seu negócio criativo e bem sucedido’ encerrou a 2ª fase do programa Criado em Sampa. Organizado pela Adesampa (Agencia São Paulo de Desenvolvimento), da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), em parceria com o British Council e o Fundo Newton, o curso é focado na criação e no desenvolvimento de negócios do empreendedorismo criativo.
O gestor de Programas e Projetos da Adesampa, Eric Corrêa, ressaltou que um dos principais objetivos do curso é colaborar com a criação e o desenvolvimento de negócios da economia criativa nas regiões de alto nível de vulnerabilidade da cidade.
Realizado durante quatro dias, no Centro Cultural da Juventude da Vila Nova Cachoeirinha, o curso certificou 18 empreendedores que tiveram mais de 75% de aproveitamento do módulo. A meta do programa é capacitar cerca de 500 empreendedores até o final de 2017. “A metodologia ‘Nesta’ é focada em treinamentos de futuros e atuais empreendedores que precisam aprender a desenvolver uma visão ampla para ideias promissoras, entendimento de ferramentas de marketing e técnicas de administração de negócios criativos”, complementou Eric.
A turma, em sua maioria de 20 a 36 anos de idade, apresentou projetos de diferentes temáticas da economia criativa: moda, cerveja artesanal, espaços culturais, gastronomia, incubadoras de projetos e plataforma colaborativa. Os participantes vieram de várias regiões, a maioria da zona norte e oeste da capital.
Ao final do dia, a orientadora, Jonaya de Castro colheu as considerações finais de cada participante para o balanço de aproveitamento. “Os encontros ofereceram um conjunto de ferramentas que vão servir de apoio na gestão e elaboração do plano para qualquer negócio ter sustentabilidade criativa. Cada empreendedor trouxe o escopo do seu projeto e ao final do módulo todos saíram com menos dúvidas e mais ideias para a implementação”, explicou.
Carolina Pinheiro, 30, falou sobre a segurança que o curso lhe trouxe e a descoberta de outros campos dentro da própria ideia. “Além de enxergar novas possibilidades, o curso me ensinou todas as ferramentas para aprofundar o meu negócio”.
Para Pedro Barreto, 22, o diferencial do curso, além de ser gratuito, foram as dinâmicas do plano de negócios. “Durante as aulas, pude conhecer metodologias que me ajudaram no desenvolvimento e na estruturação do plano de negócios. A metodologia Nesta, apresentada no curso, foi essencial para esse aprendizado”.
Segundo a orientadora, a maioria dos participantes já está na fase de experimentação e prototipação do negócio, o que facilita nas dinâmicas de planejamento propostas pela metodologia. “Alguns já desenvolvem a produção e estavam em busca de ampliação de repertório e ferramentas no âmbito de produto, negócios e comunicação”.
O link das inscrições para a turma, que ocorrer em março, no CEU Vila Rubi, zona sul, estará disponível em breve.
Fotos do dia 31/01/2017
Fotos do dia 9/2/2017
Siga a SMTE nas redes sociais