Curso para empreendedores criativos auxilia no planejamento do negócio próprio

Próximo curso está previsto para acontecer em março, no CEU Vila Rubi, das 18h às 22h. As inscrições online estarão disponíveis em breve no site da Adesampa

Por: Andréa Garbim

A Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), por meio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa), realizou, no último dia 31, a primeira aula do curso gratuito “Monte seu negócio criativo e bem sucedido”, no Centro Cultural da Juventude - Vila Nova Cachoeirinha. Com a participação de 23 alunos, o módulo (já fechado) terá continuação nos próximos dias 7 e 9 de fevereiro. No total, são 28 horas de aula, divididas em quatro encontros de sete horas.

O curso, elaborado com base na metodologia NESTA, é focado em práticas de apoio aos empreendedores da indústria criativa e treinamentos para replicadores conhecidos como train the trainer (treine o treinador). As atividades também ajudam a exercitar a visão ampla de ideias promissoras, entendimento de ferramentas de marketing e técnicas de administração de negócios criativos. Cerca de 350 empreendedores já concluíram essa formação, em diferentes regiões da cidade, desde o início da parceria, em 2015.

As próximas inscrições estão previstas para o mês de março e o curso será das 18h às 22h, no CEU Vila Rubi, Cidade Dutra, zona sul. Em breve divulgaremos o link das inscrições. Mais informações no www.adesampa.com.br

A orientadora, Jonaya de Castro, 37, explica que a metodologia NESTA propõe um conteúdo que ajuda na organização da vida profissional do empreendedor. “A experiência desse curso proporciona uma imersão significativa dentro do próprio negócio ou da ideia ainda em fase inicial. Aqui vamos montar e exercitar o planejamento, a organização e a comunicação do negócio”.

Carolina Pinheiro, 30, contou que a ideia do próprio negócio surgiu quando ela organizou uma noite da pizza em casa. “Depois pensei em unir gastronomia e música; fiquei com esse formato na cabeça e me inscrevi no curso para buscar mais informações e concretizar o meu negócio”, complementa. Pedro Merim, 20, também está buscando orientação para montar seu negócio. “Meu projeto está na fase inicial ainda, mas a marca já existe há três meses. Vendo cerca de dez camisetas por mês e futuramente a ideia é lançar um canal no youtube, dando visibilidade para os parceiros e profissionais envolvidos com arte de rua, grafite e skate. Só preciso organizar melhor essas ideias e colocá-las em prática”, disse Merim.

Um dos principais objetivos do curso é colaborar com a criação e o desenvolvimento de negócios da economia criativa que possam fortalecer a autoestima, os saberes e fazeres da população nas regiões de alto nível de vulnerabilidade da cidade de São Paulo e contribuir para a produção e sistematização do conhecimento no tema da economia criativa.

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