Permacultura e Bioconstrução são temas de oficinas realizadas no Cresan Vila Maria

As próximas turmas estão previstas para a partir de 5 de julho. As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral

Por: Danilo Guerra

O Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), localizado no bairro da Vila Maria, zona norte de São Paulo, está recebendo atividades educativas e culturais, através do Projeto Earthship Casa da Terra. A ação é fruto de parceria realizada entre a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) e a Associação Cultural Sinfonia de Cães, para a realização de oficinas de Permacultura e Bioconstrução.

Entre os dias 25 e 29 de junho, cerca de 20 pessoas participaram do curso Técnicas de Estrutura em Bambu, para aprendizado sobre o processo de utilização dessa matéria prima, desde o cultivo até a instalação. A próxima oficina deste tema está prevista para iniciar no dia 5 de julho, com aulas em diferentes dias da semana, das 10h às 17h. Já nos dias 30 e 31, no mesmo horário, estará disponível a oficina Teto Verde.

Os cursos são gratuitos e abertos ao publico em geral. Para se inscrever é necessário enviar e-mail com nome completo e a turma desejada, para sinfonia.oficinas@gmail.com.

As oficinas são realizadas para a revitalização sustentável da Casa da Terra (área localizada dentro do Cresan), promovendo ações interativas, aprendizado e expressão cultural. Entre as técnicas utilizadas estão reutilização e reciclagem de materiais para construção, proporcionando sustentabilidade e conhecimentos, práticos e teóricos, aos participantes. A bio-instalação do lugar contará com sistemas de captação de água da chuva, energia solar, cultivo de hortas comunitárias, sanitários secos e serviços de compostagem.

“A revitalização do espaço vem da necessidade de se criar um polo cultural sustentável no bairro”, avalia o coordenador do projeto Roger Duran, ao destacar que a Casa da Terra receberá diferentes atividades culturais para a população local.

Serviço
Oficinas de Iniciação em Bioconstrução e Permacultura

Estruturas em Bambu: 5, 6, 12, 13, 20, 21, 22, 23 e 24 de Julho - 10h às 17h
Teto Verde: 30 e 31 de Julho - 10h às 17h

Local: Rua Gastão Madeira, 50 - Vila Maria - São Paulo
Inscrições: sinfonia.oficinas@gmail.com
Mais informações: www.sinfoniadecaes.org | www.facebook.com/sinfoniadecaes

 

Siga a SDTE nas redes sociais