CEU Parelheiros encerra ciclo de debates para 1ª Conferência Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável

Por: Viviane Claudino

O CEU Parelheiros recebeu nesta terça, 24, o último encontro preparatório para a 1ª Conferência Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável, programada para acontecer no dia 15 de junho.

O evento encerra o ciclo de três reuniões temáticas para a elaboração de propostas que serão apresentadas na 1ª Conferência, com o tema Discutindo o Rural na Cidade de São Paulo, que tem entre os objetivos estabelecer diretrizes e definir prioridades de forma participativa para a construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Na conferência, também será instituído o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Solidário Sustentável – com a eleição de conselheiros para o primeiro mandato 2016-2018 – para discussões do tema na cidade.

“É muito importante encerrar as pré-conferências aqui, em Parelheiros, uma região com muitos produtores e propostas especificas sobre produção agrícola na cidade”, disse o coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), Marcelo Mazeta, ao destacar que, desde 2013, a Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) está desenvolvendo ações efetivas na implementação de políticas públicas inclusive na área de agricultura.

Atualmente, cerca de 30% da área de São Paulo está na zona rural, onde há 5 mil hectares destinados à produção agrícola, principalmente no extremo sul da cidade. Para o secretário Artur Henrique a valorização desta área – incluída no Plano Diretor da Cidade após reivindicação de agricultores, trabalhadores e representantes de movimentos sociais – tem resultado em propostas concretas de políticas públicas, com a participação de diferentes atores. “Estamos fazendo uma discussão sobre o rural na cidade de São Paulo e isso envolve agricultura, turismo e preservação ambiental como um dos pilares do novo modelo de desenvolvimento que estamos construindo”, disse o secretário ao destacar a importância da integração entre organizações sociais, indígenas, agricultores, produtores, cooperativas e trabalhadores na área de turismo para a construção de políticas públicas para a cidade. “Uma das marcas dessa gestão é valorizar a participação social e o envolvimento de quem vive o dia a dia nos territórios”.

A pré-conferência contou com a presença do subprefeito de Parelheiros, Nilton Oliveira, e reuniu produtores rurais, beneficiários do Programa Operação Trabalho (POT) Hortas e Viveiros, representantes da Associação Saúde da Família (ASF) da zona sul, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) do Estado de São Paulo e do Conselho Gestor do Polo de Ecoturismo (Congetur). As regiões central e leste da capital receberam os encontros preparatórios nos dias 17 e 18 de maio, respectivamente, com a participação de produtores rurais, representantes de sindicatos, ONGs e diferentes secretarias da prefeitura.


A 1ª Conferência é uma iniciativa da SDTE e das secretarias do Verde e Meio Ambiente (SVMA), do Desenvolvimento Urbano (SMDU), de Serviços (SES) e da Coordenação das Subprefeituras (SMSP) e faz parte do programa intersecretarial Agriculturas Paulistanas, lançado em março de 2016, com o objetivo de estabelecer um ciclo de desenvolvimento sustentável nessas áreas.

Siga a SDTE nas redes sociais