NOTA | Índices de emprego e desemprego no município de São Paulo

 A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) apresenta abaixo informações a respeito dos índices de emprego e desemprego no município de São Paulo.

• Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgada no dia 30 de março, referente ao mês de fevereiro de 2016, o índice de desemprego para o município de São Paulo foi de 13,4%, o menor entre todos os municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

• Realizando uma análise comparativa com outros períodos do município de São Paulo, o atual indicador é inferior aos índices dos anos de 1998 a 2007 para o mês de fevereiro, segundo a série histórica da PED. Em 2004, por exemplo, o índice para o mês de fevereiro foi de 19,1% (gráfico 1).

• Os dados acima confirmam uma tendência negativa no mercado de trabalho no município de São Paulo, sendo este fenômeno um reflexo das políticas macroeconômicas nacionais.

• Frente a este cenário, a SDTE vem tomando uma série de medidas para atenuar o atual momento vivido pelo mercado de trabalho. Entre outras políticas realizadas, como as ações de fomento à economia solidária, destaca-se a publicação do Decreto de Compras Públicas voltado para o fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), que empregam 44,7% da força de trabalho paulistana (dados de 2014, RAIS/MTE).

• Foram formalizados 1.343 novos Microempreendedores Individuais (MEIs) através do serviço dos CATes (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), somente nos dois primeiros meses de 2016. No mesmo período, o CATe também encaminhou 2.122 trabalhadores para novos postos no mercado de trabalho.

• A Secretaria, em conjunto com a Fundação Paulistana, segue ofertando cursos de qualificação profissional para a população de São Paulo.

• Os índices de desemprego apresentados são significativos. No entanto, observando a série histórica da PED, constata-se que São Paulo já passou por momentos mais difíceis.

Artur Henrique da Silva Santos
Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo

 

Siga a SDTE nas redes sociais