Prefeitura entrega microtrator para agricultores urbanos da zona leste

O equipamento poderá ser utilizado gratuitamente pelos produtores cadastrados no Departamento de Agricultura. Para mais informações 3228-0673.

Por: Viviane Claudino 

Agricultores urbanos da zona leste de São Paulo receberam na quarta-feira, 30, o microtrator adquirido pela Prefeitura de São Paulo, por meio do Departamento de Agricultura da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), que deverá facilitar o preparo do solo e auxiliar a produção da agricultura familiar na região.

A entrega do equipamento foi realizada na Casa de Agricultura Ecológica (CAE) do Parque do Carmo, com a presença de agricultores urbanos e beneficiários do Programa Operação Trabalho (POT) Hortas e Viveiros, que deverá contemplar as 32 subprefeituras do município.

Para o secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), Artur Henrique fortalecer os agricultores familiares, que atuam nas áreas rurais e urbanas da cidade, é fundamental para estimular a geração de emprego e renda, além de garantir uma alimentação mais saudável à população e proteger as áreas verdes da cidade.

“Estamos implementando politicas públicas na cidade para fortalecer o pequeno agricultor, garantir que seus produtos sejam comercializados a um preço justo, sem intermediários, e com isso fazer com que a agricultura familiar seja uma garantia de renda”, afirmou. “Não queremos assistir os grandes produtores concentrando poder, forçando o agricultor familiar a vender seus produtos a grandes supermercados quando muitas vezes isso não cobre nem os custos de sua produção”, completou Artur.

Para Rafael Tenório, agricultor urbano que cultiva acelga, couve, cenoura, brócolis, beterraba, entre outros alimentos, em uma área de permissão de uso da Sabesp, no Largo de São Mateus, o equipamento vai melhorar a produtividade e otimizar o trabalho. “Vimos na agricultura uma forma para garantir a nossa renda familiar. Enquanto gastamos 3 horas para fazer um canteiro de 10m² na mão, com o microtrator poderemos fazer o mesmo trabalho em 20 minutos. Isso vai otimizar nossa produção, que é para consumo próprio e para comercialização.”, disse.

A entrega do equipamento faz parte do Programa Agriculturas Urbanas, lançado em março de 2015, que tem entre os objetivos iniciar ações pela implementação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – em cumprimento ao Plano Diretor Estratégico (PDE). De 448 km² de área do município de São Paulo, cerca de 30% equivale à zona rural, com cerca de 30.000 habitantes. Atualmente, 60% dos produtores têm a agricultura como única fonte de renda.

O microtrator poderá ser utilizado gratuitamente pelos produtores cadastrados no Departamento de Agricultura. Para mais informações 3228-0673.

Siga a SDTE nas redes