Curso ensina a montar negócio nas áreas da economia criativa e da cultura

Parceria entre a Adesampa, em cooperação com a SDTE, e Conselho Britânico apoiará empreendedores das regiões periféricas de São Paulo com 200 vagas

Por: Solange Borges

As regiões norte, sul, leste e oeste receberão nos meses de fevereiro e março o Treinamento Adesampa-Nesta para empreendedores criativos no âmbito do projeto Criado em Sampa, para quem deseja iniciar ou já tem um negócio na área da economia criativa e da cultura. Interessados com iniciativas nos segmentos de artesanato, gastronomia, teatro, dança, design, moda, cultura digital entre outras, que necessitem orientação para começar um empreendimento ou reformular o projeto estão no foco da ação.

A formação é resultado da parceria entre a Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa), em cooperação com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) e o Conselho Britânico.

Um dos principais objetivos do curso é dar a oportunidade a empreendedores que buscam viabilizar projetos em andamento ou que ainda nem foram colocados no papel. Para a gestora de programas e projetos da Adesampa, Erika Sanchez Saez, o curso oferece ferramentas para quem deseja montar um negócio e não sabe por quais caminhos percorrer. “São aulas práticas, com material de apoio para que os alunos de fato parem para pensar no que querem, troquem experiências e estejam mais confiantes ao longo do processo de formatação de um empreendimento. Ao final das atividades, o participante terá condições de responder perguntas como ‘o que tenho que fazer para meu negócio dar certo?’”, explica.

Os treinamentos do “Criado em Sampa”, que iniciou em outubro do ano passado, contaram com mais de 100 participantes ao longo de sete treinamentos. O predomínio foi de alunos na faixa etária entre 25 e 34 anos, sendo que 70% eram mulheres com demandas como artes visuais, expressões populares, música, reciclagem, entre outras.

O material didático e o curso foram desenvolvidos pelo Nesta (agência de inovação britânica, referência na área da economia criativa) para serem aplicados em quatro dias ou semi-intensiva em sete dias, totalizando 28 horas de formação, com certificado na conclusão. Os docentes foram capacitados pelo especialista britânico do Nesta, Percy Emmett, que atua há mais de 20 anos como empreendedor, formador e mentor na área da economia criativa e que veio ao Brasil especialmente para realizar esta formação.

Cada Treinamento poderá atender até 25 empreendedores nos bairros de Ermelino Matarazzo, São Mateus e Mooca, na zona leste, Jaçanã e Vila Maria, na zona norte, Pirituba, na zona oeste, e Parelheiros, na zona sul, totalizando 200 vagas. O bairro do Butantã também receberá o curso, mas já está com turma fechada.

Serviço

Criado em Sampa: Treinamento Adesampa-Nesta para Empreendedores Criativos

Inscrições até 11 de fevereiro para os bairros Parelheiros e Jaçanã
Local do curso: CEU Parelheiros (Rua José Pedro de Borba, 20) e CEU Jaçanã (Rua Costa Brito, s/nº)

Inscrições até 18 de fevereiro para a região da Mooca/Vila Prudente
Local do curso: Centro de Comunidade - CDM Santo Antônio (Rua Paschoal Ranieri Mazzilli, 1230 - Vila Miami)

Inscrição até 25 de fevereiro para o bairro de Ermelino Matarazzo
Local do curso: Subprefeitura de Ermelino Matarazzo (Av. São Miguel 5550. Jd. Cotinha)

Inscrições até 29 de fevereiro para o bairro de São Mateus
Local do curso: Subprefeitura de São Mateus (avenida Ragueb Chofi, 1.400)

Inscrições até 1º de março para o bairro de Vila Maria
Local do curso: Subprefeitura Vila Maria (R. General Mendes n° 111)

Inscrições até 18 de março
Local do curso: Subprefeitura Pirituba (Rua Luis Carneiro, 193)

Confira o cronograma completo

Informações e inscrições pelo email:

contato@adesampa.com.br
ou através dos sites:
www.adesampa.com.br
sampa.digital

Siga a SDTE nas redes sociais