Projeto “Em Busca do Saber-Qualificação Profissional e Social” forma mais de 200 jovens e adultos na zona leste

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), em parceria com a Sociedade Beneficente Comunitária Aurora, por meio do projeto “Em Busca do Saber-Qualificação Profissional e Social”, executado com recurso de emenda parlamentar do vereador Alessandro Guedes, realizou na última sexta-feira, 27 de novembro, no Clube Sociedade Elite Itaquerense, a formatura de 275 alunos, formados em cinco cursos de capacitação para jovens e adultos moradores da regional leste.

Criando em 1996, o projeto que atua na zona leste, tem como objetivo a preparação de jovens e adultos por meio de cursos de qualificação profissional, visando à implementação de ações conjuntas, voltadas para a promoção do trabalho e geração de renda, bem como para o fortalecimento da sociedade civil e da formação cidadã.

Os cursos de Auxiliar Administrativo, Eletricista, Gastronomia, Cabelereiro e Manicure foram ministrados em 10 polos da região, abrangendo Cidade Tiradentes, AE Carvalho, Artur Alvin, São Miguel Paulista e Parada XV de Novembro. Os cursos foram executados em espaços cedidos por associações de bairros que viram como uma grande oportunidade para os moradores da região. Dos formandos, 79% foram mulheres, sendo 31% na faixa etária de 16 a 24 anos, e 16% com mais de 49 anos.

A coordenadora da ABC Aurora, Thalita Vasconcellos, lembrou que apesar das dificuldades superadas na medida do possível com o esforço de todos, os cursos foram concluídos e a formatura possível.

Presente na cerimônia, o secretário Artur Henrique, colocou à disposição os CATes e MEIs móveis para irem às unidades onde são realizados os cursos, com intuito de levarem informação sobre a intermediação de mão de obra e a formalização do microempreendedor individual. Ressaltou que com a formalização as pessoas possuem maior possibilidade de adquirirem microcrédito para compra de material, podendo assim iniciar seu próprio negócio ou melhorá-lo.

O secretário destacou a atuação da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa), que tem como foco promover a execução de políticas públicas que contribuam para o crescimento econômico e a redução das desigualdades regionais. “Temos agentes de desenvolvimento local em toda a cidade levantando as demandas dos locais com o objetivo de colocar em prática o desenvolvimento local, garantindo um processo aberto e participativo”.

 

Siga a SDTE nas redes