2ª Semana do Trabalho, Emprego e Renda fecha evento com mais de 12 mil pessoas atendidas e mais de 6 mil pré-aprovados para emprego

Realizado pela segunda vez neste ano, evento promoveu, além do emprego formal, o fomento ao empreendedorismo e à economia solidária

Por: Solange Brges

Terminou no fim desta tarde a 2ª edição da Semana do Trabalho, Emprego e Renda realizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), com 12.584 (dados parciais até às 17h) pessoas atendidas em diversos serviços voltado ao mundo do trabalho. Com foco em estratégias de desenvolvimento para São Paulo, o evento ofereceu ao público alternativas na geração de trabalho e renda através da economia solidária, cooperativismo e na formalização de microempreendedor individual (MEI) aos que possuem pequenos negócios.

Foram cinco dias de atendimento em cerca e dois mil metros quadrados, com 200 profissionais para acolher ao público. A estrutura da Semana do Trabalho, Emprego e Renda contou com quatro blocos no Vale do Anhangabaú com ações distintas que incluíram palestras, oficinas de orientação ao trabalho, acesso ao crédito orientado, comercialização de produtos da agricultura familiar e das redes de artesanato, cultura, alimentação, ecoturismo, ligados à economia solidária, além de orientação nutricional.

Foram encaminhadas para uma vaga de emprego 10.257 pessoas, sendo que 6.661 foram pré-aprovadas, ou seja, passaram por entrevistas e testes pelas 48 empresas que realizaram o processo seletivo durante o evento e devem encerrá-los nos próximos dias com exames médicos, entrevistas gerenciais, entre outros.

Para o secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique, a Semana do Trabalho, Emprego e Renda cumpriu com o objetivo de buscar parcerias em diversas áreas e ofertar aproximadamente 7 mil vagas de emprego, alternativas reais de geração de renda em economia solidaria e disponibilizar equipe técnica para orientação e na montagem de negócios. ”“Quando pensamos esta atividade avaliamos a conjuntura e o cenário econômico do país e da cidade de São Paulo e enxergamos que era preciso fazer com que a Prefeitura de São Paulo e a nossa secretaria não ficasse apenas olhando para os cálculos de desemprego, mas sim que deveríamos apresentar propostas concretas que englobassem todas as dimensões do mundo do trabalho, que além do emprego formal inclui a economia solidária e o empreendedorismo como estratégia de desenvolvimento, porque o mundo do trabalho é muito mais amplo”, afirmou o titular da pasta.

Artur Henrique ainda reforçou que não há interesse da gestão municipal em esconder o desemprego e os desempregados. “Não é esse o papel de nenhuma prefeitura, porque é justamente em momentos difíceis que devemos ter criatividade e apresentar soluções. Foi isso o que fizemos e temos todas as condições de dizer que a semana foi um sucesso, não só porque num momento como esse gerou emprego concretamente, mas porque também mostramos à população que é possível vencer e apresentar oportunidades para superar a crise. Tudo isso leva uma constatação de que a semana cumpriu exatamente o que a gente se propôs a fazer”, conclui.

O secretário antecipou que o próximo passo é construir parcerias na zona leste e na zona sul para a terceira e quarta edições do evento em 2016.

Semana em números: (dados parciais até às 17h de 13/11/15)

Total de atendimentos: 12.584
*Total de pré-aprovados: 6.661
**Total de estrangeiros encaminhados para vaga: 246
**Total de profissionais com deficiência encaminhados para vaga: 270
Total de atendimentos no MEI (microempreendedor individual): 452

*Pré-aprovados: são candidatos que foram encaminhados para entrevistas e continuarão em processo seletivo nas empresas
**Encaminhados: são candidatos que atenderam ao perfil solicitado pelas empresas e ainda serão avaliados

Siga a SDTE nas redes sociais