Prefeitura de São Paulo inaugura Centro Público de Direitos Humanos e Incubadora de Empreendimentos Solidários

O objetivo é fortalecer a economia solidária como instrumento econômico de desenvolvimento da cidade. Centro e Incubadora estão localizados na rua Otto de Alencar, 270, Cambuci, região central

Por: Viviane Claudino

As secretarias do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) e de Direitos Humanos e Cidadania (SDHC) inauguraram na última sexta-feira, 6, o Centro Público de Direitos Humanos e Economia Solidária e a Incubadora Pública de Empreendimentos Econômicos Solidários, na rua Otto de Alencar, 270, Cambuci, São Paulo.

O objetivo é fortalecer a economia solidária como instrumento econômico de desenvolvimento da cidade, com a possibilidade de se fazer negócios de forma coletiva e autogestionária. A expansão de grupos e iniciativas para a geração de trabalho e renda, por meio da incubadora pública, é pautada pelos valores e princípios do cooperativismo e economia solidária.

O espaço reúne iniciativas que poderão ser estruturadas como cooperativas ou em rede para a comercialização de produtos, dando suporte técnico, jurídico, capacitação e financiamento por meio de microcrédito. “Estamos entregando não só mais um equipamento público, mas um espaço que ajudará a concretizar sonhos. Também estamos possibilitando, com suporte técnico, que as pessoas busquem outras formas de gerar renda e trabalho. E continuaremos viabilizando políticas públicas que permitam que daqui saiam projetos, negócios e novas cooperativas na cidade”, disse o secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique.

O local reúne atividades elaboradas por grupos do Projeto Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento, com mais de sete setores envolvendo costura, artesanato, cooperativismo social, ecoturismo, alimentação, resíduos sólidos e economia das culturas criativas. Além disso, também oferece exposições dos produtos criados, workshops e oficinas, abertas ao público em geral. No espaço serão realizados eventos, oficinas, seminários e atividades culturais que fortaleçam a interlocução entre esses empreendimentos e a sociedade. Além disso, o local irá promover a inclusão social e profissional de grupos em situação de vulnerabilidade, em especial para a comunidade LGBT, população em situação de rua, mulheres, migrantes, imigrantes, jovens e idosos.

O Secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Previdência, Paul Singer, participou da inauguração com a palestra Desafios e Perspectivas da Economia Solidária no Brasil, onde destacou a relação entre economia solidária e democracia. "A grande maioria dos países é capitalista e o capitalismo produz uma enorme diferença sobre os direitos humanos, criando distancias abismais. A economia solidária é a aplicação da democracia, que é conquistada com muita luta e esforço político e intelectual. É essencial que se faça uma reflexão sobre isso”.

O evento teve a presença do prefeito Fernando Haddad e dos secretários municipais Eduardo Suplicy (Direitos Humanos e Cidadania), Denise Dau (Políticas para Mulheres), Luciana Temer (Assistência e Desenvolvimento Social), Nabil Bonduki (Cultura), Simão Pedro (Serviços) e Benedito Mariano (Segurança Urbana).

Siga a SDTE nas redes sociais