Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional inicia atividades pelo Mês Mundial da Alimentação

Exposições, oficinas de temperos aromáticos, orientações sobre o aleitamento materno e gincana de alimentação saudável estão entre as ações que serão realizadas nos CEUs das regiões norte e sul da capital

Por Viviane Claudino 

A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), abre o Mês Mundial da Alimentação com atividades nas regiões norte e sul da capital. Oficina sobre temperos aromáticos, orientações sobre o aleitamento materno e gincana de alimentação saudável estarão disponíveis para a população da Freguesia do Ó e Vila Brasilândia, na sexta-feira, 2 de outubro, no CEU Jardim Paulistano, a partir das 9h. Já no CEU Campo Limpo, serão realizadas exposições, oficinas e orientações nutricionais sobre a quantidade de óleo, açúcar e sal nos alimentos industrializados, no sábado, 3 de outubro, a partir das 9h.

Com o tema Proteção Social e Agricultura: Quebrando o ciclo da pobreza rural, as atividades serão realizadas para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro. A data marca a criação, em 1945, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cujo objetivo é elevar os níveis de nutrição e de desenvolvimento rural.

Estão previstas ações, durante todo o mês, em diferentes regiões da cidade. A programação completa inclui avaliação nutricional (medidas antropométricas como peso, altura e circunferência da cintura), atividades lúdicas para crianças com orientações sobre alimentação saudável e promoção de caminhadas e atividades físicas leves com a população.

“O Mês da Alimentação é um momento de intensificar as atividades da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional e de levar, cada vez mais, informações e conhecimento sobre a alimentação adequada e saudável, além de apresentar as ações que a Prefeitura de São Paulo está realizando neste sentido”, afirmou o supervisor da Cosan Marcelo Mazeta.

Entre as ações, destacam-se iniciativas pela implementação de uma política de Segurança Alimentar e Nutricional para o município, um dos pilares da atual gestão. Neste ano, foram concretizados quatro objetivos fundamentais para isto: a realização da Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), a adesão do município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), a inauguração Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) – espaço com iniciativas voltadas à alimentação e nutrição, vivência da cidadania e participação social – e a criação da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional que tem como principal objetivo coordenar e assessorar a implementação e o funcionamento do Sisan, no âmbito municipal.

Serviço:

Sexta-feira, 2 de outubro
CEU Jardim Paulistano (Rua Aparecida do Taboado, s/n)
9h às 16h - Gincana da alimentação saudável
10h às 11h - Oficina de temperos aromáticos
13h às 14h - Orientação sobre o aleitamento materno
14h às 16h - Devolutiva sobre as propostas da Conferência Municipal de SAN


Sábado, 3 de outubro
CEU Campo Limpo (Avenida Carlos Lacerda, 678, Pirajussara)
9h às 13h - Exposição Josué de Castro, com distribuição de materiais
9h às 13h - Orientação nutricional, quantidade de óleo, açúcar e sal nos alimentos industrializados
10h às 11h - Oficina de temperos aromáticos
11h às 13h - Devolutiva sobre as propostas da Conferência Municipal de SAN

Confira aqui o calendário

Siga a SDTE nas redes sociais