Artur Henrique, Paul Singer e Leo Pinho falam sobre Economia Solidária como estratégia de desenvolvimento, no NDesign

Objetivo da iniciativa é avançar na discussão de políticas públicas de interação e parcerias que fortaleçam a economia solidária e o cooperativismo em São Paulo

Por: Andréa Garbim

Na tarde desta sexta-feira, 24, o secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique, esteve presente na 25ª edição do Encontro Nacional de Estudantes de Design (NDesign SP), realizado durante toda a semana, na Faculdade Rio Branco, unidade Lapa.

Alunos de todo o Brasil se reuniram para uma rodada de debates sobre economia solidária como estratégia de desenvolvimento e as relações de trabalho contemporâneas. Participaram da palestra, o secretário Artur, o economista e professor, Paul Singer, e o secretário geral da Unisol Brasil, Léo Pinho, que falaram para mais de 300 pessoas.

Um dos focos do debate foi a necessidade de organizar uma disputa por um modelo de desenvolvimento que fortaleça o empreendedorismo popular e o cooperativismo em São Paulo. Também foram apresentadas a experiências da Unisol Brasil, Nesol USP e do Banco Comunitário União Sampaio. “Estamos falando de uma disputa de modelo de desenvolvimento que, no nosso ponto de vista, tem tudo para se transformar em algo sólido, ainda mais pelo simbolismo que tem a cidade de São Paulo, em experiências bem sucedidas no âmbito da economia solidária. Já estamos trabalhando com a inclusão social pelo trabalho”, salientou o secretário Artur Henrique.

Já Paul Singer falou sobre a importância de se discutir o modelo atual de educação ensinado nas escolas – que impede o processo criativo das crianças. “As crianças são os nossos sucessores, o que estamos ensinando hoje contribuirá para as mudanças no futuro”. O economista também falou sobre as relações de trabalho e deu exemplos de como as pessoas podem pensar em um modelo mais “democrático de trabalhar”, por meio da economia solidária.

O secretário geral da Unisol Brasil Léo Pinho reforçou que “podemos criar processos de enunciação coletiva; construir processos aonde o enunciado dos processos não sejam apropriados por um ou por uns, mas sejam apropriados por criadores, por coletivos empreendedores que transformam dinâmicas territoriais e dinâmicas politicas. Do contrário, vamos continuar reproduzindo o modo de fazer política atual”.

Parceira da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, a Unisol Brasil ajudará a pasta com projetos de articulação com cooperativas, associações e outros empreendimentos da economia solidária, a resgatar e promover a igualdade social e econômica, a dignidade humana e o desenvolvimento sustentável em São Paulo.

Siga a SDTE nas redes sociais