Até 14/8 - Inscrições para o curso Interanutri - Agente 2015

CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Modalidade – Extensão Universitária

Objetivo: Formar agentes de Segurança Alimentar e Nutricional, a partir da discussão de informações técnicas, troca de experiências e exercício da participação social e promoção da alimentação adequada, saudável e solidária em diferentes ambientes comunitários para a atuação na realidade local.

Carga horária: O curso terá a duração de 15 semanas, contabilizando 4 horas por semana e perfazendo um total de 60 horas. O acesso à internet deve ocorrer ao menos uma vez na semana, no horário de escolha do aluno. Parte do programa do curso consiste de tarefas práticas, a serem desenvolvidas na comunidade. Assim, o candidato ao curso deve ser atuante na comunidade ou estar disponível para isso.

A quem se destina: O Interanutri – Agente em SANS é destinado às pessoas que desenvolvem trabalhos junto às comunidades: agentes de saúde, líderes comunitários, agentes sociais, agentes ambientais, estudantes, conselheiros, entidades, associações, ONG’s, entre outros.

Pré – requisitos: Acesso semanal e conhecimento elementar das ferramentas da internet (ou esforço extra para aprender). A formação recomendada é o segundo grau, podendo haver exceção a critério dos tutores.

Certificados: Serão conferidos certificados de curso de extensão de 60 horas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Temas abordados: A promoção da alimentação saudável, adequada e solidária na comunidade; A ação intersetorial para o trabalho comunitário; Determinantes sociais e a promoção da saúde; O desafio da educação na comunidade; O Direito Humano à Alimentação Adequada; Guia alimentar e Atividades físicas como fator de promoção da saúde; História da alimentação; Hortas e jardins; Os cuidados com o manuseio de alimentos; Consumo consciente e meio ambiente.

Dinâmica de trabalho: Serão realizados dois encontros presenciais obrigatórios. Na primeira semana (aula presencial) é apresentada a proposta de trabalho e estabelecidas a regras do curso. Nas demais semanas, a cada semana é postada uma tarefa pela internet, com prazo de desenvolvimento na semana seguinte. Trata, normalmente, de uma tarefa decorrente da leitura de um texto.

Em paralelo, o aluno deverá eleger uma ação a ser desenvolvida junto à comunidade, que tenha como foco a promoção da alimentação saudável, adequada e solidária (ex: uma campanha para o aumento do consumo de vegetais; a criação de uma associação, a instalação de uma horta comunitária, uma campanha contra desperdício ou para valorização da produção local).

Na última semana (aula presencial), os alunos apresentam o resultado de seus projetos. Os tutores visitarão, priorizando as necessidades, os locais de atuação dos alunos 2 a 3 vezes durante o desenvolvimento do curso. Lembrando que, para o público que escolher fazer avaliação dialogada, terão mais três aulas presenciais de Revisão do Conteúdo e avaliação por meio de metodologia participativa.

Inscrições: para a inscrição, o interessado deve preencher a ficha de inscrição e enviar por e-mail para inscricoesformacao@prefeitura.sp.gov.br. A inscrição na plataforma Moodle será feita pela equipe do INTERANUTRI, que lhe enviará um email com seu login e senha.

Período das inscrições: de 24/07 a 14/08
Período de realização do curso: de 17/08 a 23/11

Aula Inaugural: 17 de agosto de 2015
Horário: 9:30
Local: Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional/CRESAN – Vila Maria
Endereço: Rua Gastão Madeira, 150

Mais informações: Acesse www.redesans.com.br ou 3224-6000 - ramal 6168.

*As datas acima poderão sofrer alterações.

Ficha de Inscrição Interanutri AGENTE 2015

 

Siga a SDTE nas redes sociais