Estão abertas as inscrições para o Vai Tec

Edital apoiará ideias inovadoras na cidade de São Paulo

A Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento – em cooperação com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), lançou o Programa VAI TEC, que visa apoiar financeiramente atividades inovadoras, em especial as ligadas à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), consideradas relevantes para o desenvolvimento econômico e social e para as políticas públicas municipais.

O Programa Vai Tec – Valorização de Iniciativa Tecnológicas - quer estimular novas ideias para produtos, processos, aplicativos, jogos, técnicas ou metodologias que contribuam na busca de soluções para problemas e desafios relacionados ao dia a dia da população paulistana. O Vai Tec faz parte do Tech Sampa, o programa municipal que tem como objetivo fomentar a inovação e a tecnologia na cidade e inclui diversas iniciativas. Os contemplados receberão até R$ 25.000 para colocar em prática suas ideias.

As áreas temáticas incluídas no Programa vão desde Educação e Saúde até Economia Solidária, Esporte e Cultura, Mobilidade Urbana, Gestão Pública, entre várias outras. Qualquer pessoa com 14 anos ou mais, que resida na cidade de São Paulo há pelo menos dois anos, está apta a participar, assim como grupos e coletivos.

Pessoas jurídicas também podem participar se forem micro ou pequenas empresas, MEI´s (Micro empreendedores individuais) ou cooperativas e tenham sede na cidade há, também, no mínimo dois anos. Para Artur Henrique da Silva Santos, secretário municipal do desenvolvimento, trabalho e empreendedorismo, “o VAI TEC mostra que a participação na melhoria da gestão pública deve ser aberta a todas as pessoas, sem distinções de renda, gênero, idade ou raça.

Esse processo é uma oportunidade de mostrar que as pessoas estão conectadas ao processo de transformação vivido por nossa cidade, tanto sob o ponto de vista profissional quanto sob o ponto de vista escolar.” Para se inscrever, é necessário preencher o formulário eletrônico e enviar documentação digital através da página da Agência São Paulo de Desenvolvimento – www.adesampa.com.br.

Cada inscrito pode propor até cinco projetos, porém só poderá ser premiado uma vez. As inscrições se encerrarão no dia 30 de abril. Informações detalhadas sobre o Programa estão no edital, também disponível no site www.adesampa.com.br.

As propostas serão avaliadas por uma comissão formada por especialistas em ciência, tecnologia e inovação de universidades, centros de pesquisa e poder público. Serão avaliados quesitos como clareza, viabilidade econômica, ineditismo, transversalidade e interesse público. Os projetos devem ser realizados em um prazo máximo de um ano e devem apresentar cronograma e orçamento.

Na última fase da seleção, o inscrito deverá realizar uma apresentação oral de até 15 minutos sobre sua ideia. Critérios de gênero, raça e renda adicionam pontos na avaliação. Além disso, os projetos de tecnologia da informação e comunicação terão acréscimo de 10 pontos. Serão classificados para a etapa final, os projetos que atingirem nota superior a 60 pontos.

O resultado será divulgado no dia 1º de julho. Uma nova edição do Programa está prevista ainda para este ano.

Sobre a ADE SAMPA

A Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA), é um serviço social autônomo, dotado de personalidade de direito privado de fins não econômicos, de interesse coletivo e de utilidade pública. Têm por finalidade promover a execução de políticas de desenvolvimento local, especialmente as que contribuam para o crescimento econômico, a atração de investimentos, a redução das desigualdades regionais, a competitividade da economia, a geração de emprego e renda, o empreendedorismo, a economia solidária e a inovação tecnológica.

Siga a SDTE nas redes sociais