COMUSAN elege representantes para nova fase de implementação de políticas públicas para SP

Por: Andréa Garbim 

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMUSAN-SP) se reuniu, no dia 4 de março, para a realização da eleição dos representantes da sociedade civil - um marco para o Município de São Paulo, pois o processo de mobilização buscou contemplar o máximo da diversidade, incluindo imigrantes, comunidades tradicionais, indígenas e movimentos da luta por moradia. O ato aconteceu no salão de eventos do Mercadão Municipal.

Nesse primeiro semestre, a principal ação do COMUSAN-SP é a realização da VI Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional que é precedida de etapas locais realizadas no âmbito das 32 Subprefeituras. Trata-se de um momento de forte mobilização da sociedade civil e do poder público e tem como objetivos avaliar a situação da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), discutir prioridades locais acerca do assunto, apresentar propostas e prioridades que subsidiarão a Política, o Plano Municipal de SAN e a escolha de delegadas (os) da sociedade civil e do poder público para participarem da Conferência Municipal.

Esse processo culminará na adesão do município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN e na formulação, pela Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional do Plano de SAN para a execução articulada de projetos, políticas públicas e ações de garantia do direito humano à alimentação adequada.

Sobre o COMUSAN-SP

As atividades do COMUSAN-SP (instituído pelo decreto nº 42.862) envolvem a proposição, acompanhamento e fiscalização das ações do governo municipal nas áreas de segurança alimentar e nutricional; a articulação com organizações da sociedade civil para a implementação de ações voltadas ao combate das causas da miséria e da fome, no âmbito do Município.

Siga a SDTE nas redes sociais: