Secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo participa do lançamento de programa ecológico

Por: Viviane Claudino 

O Secretario do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), Artur Henrique, participou nesta quarta-feira, 25, do lançamento do programa socioambiental Mobiliário Ecológico, realizado no Largo da Batata, em Pinheiros.

O programa, criado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e de Coordenação de Subprefeituras (SMSP), tem como objetivo o reaproveitamento de resíduos dos troncos das árvores caídas ou removidas da cidade.

Com isso, o tronco de um eucalipto derrubado por um raio no Parque do Ibirapuera, foi transformado em um banco e instalado no centro da praça pública. A obra é assinada pelo designer Hugo França, e é a primeira do programa que, além de evitar o desperdício de madeira, ao transformar o material em mobiliário para as praças e parques públicos, também é um convite para a população ampliar a ocupação dos espaços públicos.

Segundo informações da SVMA cerca de 16 mil árvores são removidas anualmente em São Paulo, sendo que 2 mil caem em consequência das chuvas. “A cidade merece nosso trabalho para dar conta desta matéria-prima, vamos persistir para dar um destino adequado a estes resíduos”, disse o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Wanderley Meira.

Além da presença do secretário Artur Henrique, a cerimônia teve a participação do secretário-adjunto de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sotilli, do secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco, do chefe de gabinete da Subprefeitura de Pinheiros, Wagner Roberto Soares e do artista plástico Hugo França.

Escola de Marcenaria

A SDTE desenvolve parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente para a atuação na Escola de Marcenaria, instalada no Parque Anhanguera, em Perus. “É necessário pensar em novas possibilidades para capacitação e promoção de alternativas de trabalho e renda”, afirma o secretário Artur Henrique, com destaque para ações que beneficiem a sociedade. E a utilização de resíduos arbóreos é uma importante iniciativa; por isso a participação no evento de hoje.

Siga a SDTE nas redes sociais: