Abertura de “caixa presente” marca início da campanha contra o tráfico de pessoas e trabalho escravo

Por Andréa Garbim

Na manhã desta segunda-feira, 8, o Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) Artur Henrique esteve presente no ato de abertura da “caixa presente” (Gift Box) que simboliza o início da Campanha pelo enfrentamento ao tráfico de pessoas e erradicação do trabalho escravo na cidade de São Paulo.

Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), a “caixa presente” é uma exposição de fotos e textos impressos em português, inglês e espanhol que conta a história de pessoas que foram alvos de exploração por trabalho análogo à escravidão. A ação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (em parceria com o Movimento Gift Box) integra a programação do Festival de Direitos Humanos realizado até 14 de dezembro na Capital.

O Movimento GIFTBox, criado pela organização inglesa Stop The Traffik e a Organização das Nações Unidas (ONU), já rodou países como Estados Unidos, Inglaterra e Eslováquia e passou, no ano passado, pelo Rio. A iniciativa é conduzida no País pela ONG 27 Brasil, braço nacional da organização americana 27Million, lançada nas Olimpíadas de Londres, em 2012.

Em seu pronunciamento, Artur Henrique parabenizou o Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, ressaltando a importância da ação de enfrentamento e a luta contra o trabalho escravo. “É muito satisfatório poder dividir e articular as atividades em conjunto com várias secretarias, em especial a de Direitos Humanos, na ação de hoje. Temos a clara convicção de que o eixo temático dessa iniciativa se encaixa na agenda do Trabalho Decente. Estamos na fase de construção do Comitê Gestor que tem o objetivo de colocar em prática políticas públicas para enfrentar as desigualdades e transformar a cidade de São Paulo em exemplo na luta contra o trabalho escravo”, salienta Artur.

Após uma semana em frente à sede da prefeitura, a exposição (a caixa) deve seguir para o parque Ibirapuera, na Zona Sul, e para outras regiões da cidade.

Estiveram presentes no evento o Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania Rogério Sottili; a procuradora chefe do Ministério Público do Trabalho, Regina Lovato Franco; a Coordenadora nacional de Erradicação do Trabalho Escravo, Cristiane Nogueira; a representante da ONG 27 Milion, Tatiane Rapini.

Siga a SDTE nas redes sociais